O médico Fred Nicácio despertou críticas nas redes sociais após ter dado um relato, no Big Brother Brasil 2023, sobre um episódio que ele considerou racista envolvendo uma enfermeira.

Durante uma conversa com os outros brothers, Nicácio disse que, enquanto ele ainda era fisioterapeuta, viu um paciente sendo entubado e disse que gostaria de fazer aquilo, uma enfermeira branca respondeu para ele que aquilo era “só para médicos”. Nicácio disse que voltou ao mesmo hospital após ter se formado como médico: “sete ano depois, voltei lá e ela foi minha enfermeira.”

A fala gerou indignação nos usuários das redes sociais e no enfermeiro Cézar Black, que também está confinado na casa, já que os profissionais da enfermagem não são subordinados aos médicos.

Black chegou a chorar enquanto conversava com outra participante do reality sobre como a fala o afetou, explicando que existe um forte estigma sobre a enfermagem ser considerada uma profissão de segunda categoria na área da saúde.

“Nossa classe trabalha mais que as outras. Nossa classe não tem reconhecimento e a gente briga todos os dias para chegar lá”, disse o enfermeiro.

Após a fala de Nicácio, o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal, de São Paulo, do Amazonas e da Bahia se manifestaram nas redes.

“Quem tem enfermeira ou enfermeiro é o paciente, a pessoa que vai receber o atendimento e o cuidado de enfermagem. Na equipe de saúde, não existe hierarquia entre profissões”, diz o post do Coren-DF no Twitter. O Coren-AM compartilhou a postagem no seu perfil.

O Coren-BA declarou, em comunicado no Facebook, que “o termo ‘minha’ representa posse e a enfermagem não é subordinada a nenhuma outra categoria profissional” e disse que o órgão repudia a fala feita pelo médico no reality show.

No Twitter, o Croren-SP também disse que “condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente a demais profissões”.

Fonte: CNN Brasil