Embora as autoridades não tenham identificado publicamente nenhum dos cinco passageiros a bordo do submersível “Titan” – que faria uma expedição para visitar os destroços do Titanic mas desapareceu no Oceano Atlântico na segunda-feira (19) –, suas famílias, amigos e empresas começaram a divulgar informações – criando uma imagem mais clara de quem estava na expedição.

Hamish Harding

O empresário e aventureiro britânico mora nos Emirados Árabes Unidos. Ele é dono de uma empresa chamada Action Aviation, que compra e vende aeronaves, incluindo jatos executivos, e que confirmou que ele estava a bordo do submersível no domingo (18).

Bilionário britânico estava a bordo de submarino desaparecido em passeio até o Titanic
Bilionário britânico estava a bordo de submarino desaparecido em passeio até o Titanic. / Reprodução

Harding era um dos passageiros no voo espacial da Blue Origin em junho de 2022 e foi uma das primeiras pessoas a viajar no Challenger Deep no Oceano Pacífico – o ponto mais profundo conhecido na Terra.

Paul-Henri Nargeolet

Harding postou em suas redes sociais no sábado (17) que o mergulhador Nargeolet iria viajar com ele no domingo. A CBC News conversou com Larry Daley, um mergulhador de St. John’s, que também disse que Nargeolet estava na expedição.

PH Nargeolet, diretor de pesquisa subaquática, Premier Exhibitions, Inc. fala na prévia do Titanic Auction no Intrepid Sea-Air-Space Museum em 5 de janeiro de 2012 na cidade de Nova York. / John Lamparski/WireImage

“A equipe do submarino tem alguns exploradores lendários, alguns dos quais fizeram mais de 30 mergulhos no RMS Titanic desde a década de 1980, incluindo PH Nargeolet”, disse Harding no Instagram.

A CNN tentou entrar em contato com Nargeolet de forma independente, mas sem sucesso. Nargeolet liderou várias expedições ao Titanic e supervisionou a recuperação de muitos artefatos do naufrágio, de acordo com o E/M Group, onde Nargeolet era diretor de pesquisa subaquática.

Shahzada e Sulaiman Dawood

O empresário paquistanês e seu filho também estavam a bordo, de acordo com um comunicado divulgado pela família nesta terça-feira (20). Shahzada é curador do Instituto Seti, uma organização de pesquisa na Califórnia, de acordo com seu site.

Ele também é vice-presidente da Dawood Hercules Corporation, parte do Dawood Group, um conglomerado de vários negócios pertencentes à família.

O empresário paquistanês Shahzada Dawood. / Reprodução/Redes sociais

“Até agora, o contato foi perdido com sua embarcação submersível e há informações limitadas disponíveis”, disse o comunicado da família Dawood.

“Um esforço de resgate que está sendo liderado em conjunto por várias agências governamentais e empresas de águas profundas está em andamento para restabelecer o contato com o submersível e trazê-los de volta com segurança.”

“Estamos muito gratos pela preocupação demonstrada por nossos colegas e amigos e gostaríamos para solicitar a todos que orem por sua segurança, garantindo a privacidade da família neste momento. A família está bem cuidada e está orando a Alá pelo retorno seguro de seus familiares.”

(Publicado por Gustavo Zanfer, com informações da CNN Internacional)

Fonte: CNN Brasil