O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sinalizou que planeja reposicionar o Brasil como um importante ator no cenário internacional a partir do ano que vem e manifestou a intenção de reconstruir pontes diplomáticas e econômicas em diferentes frentes, desde a integração regional até o diálogo com a elite financeira e com forças geopolíticas antagônicas como Estados Unidos e China.

Após a vitória nas eleições de outubro, os compromissos de Lula incluíram a participação na Cúpula do Clima (COP27), no Egito, e um encontro com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, importante parceiro do Brasil no Mercosul. No ano que vem, a presença dele também é esperada no Fórum Econômico Mundial, em Davos, e na reunião do G20, na Índia.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das expectativas sobre os gestos do presidente eleito para buscar uma reaproximação com a pauta ambiental e importantes organismos internacionais.

Para traçar um panorama das dúvidas e dos possíveis impactos dos planos de atuação de Lula no exterior, participam deste episódio o analista de economia da CNN Fernando Nakagawa e o professor de relações internacionais Leonardo Trevisan, da ESPM.

Conheça outros podcasts da CNN Brasil:

CNN Money

WW

Fatos do Dia

Horário de Brasília

No Plural

À Prioli

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast E Tem Mais, com apresentação de Carol Nogueira
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã / CNN Brasil

(* Publicado por Diego Toledo)

Fonte: CNN Brasil