A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) afirma que a produção de petróleo do Brasil recuou 147 mil barris por dia (bpd) em março ante fevereiro, para uma média de 3,1 milhões de bpd.

O cartel diz em seu relatório mensal publicado nesta quinta-feira (11) ter expectativa de que a produção do país cresça, com aumento na produção em alguns campos, mas também comenta que manutenção em plataformas offshore deve provocar “algumas interrupções em grandes campos”.

O Brasil é mencionado como um dos principais atores a impulsionar o crescimento da oferta de combustíveis líquidos em 2022, ao lado de EUA, Rússia, Canadá, Guiana e China.

Já os maiores recuos foram vistos em Noruega e Tailândia, aponta o relatório.

O Brasil deve continuar a apoiar a oferta desses combustíveis em 2023, diz ainda o grupo, enquanto na Rússia deve haver recuo.

A Opep projeta também que o gasto de capital para exploração de petróleo e gás brasileiros registre crescimento de 15% em 2023, na comparação com o ano anterior.

Previsão para o PIB global e do Brasil

A Opep manteve sua projeção de alta do Produto Interno Bruto (PIB) global em 2023, em 2,6%, segundo relatório.

A organização também reafirmou suas projeções de crescimento para este ano dos Estados Unidos, em 1,2%, e da zona do euro, em 0,8%.

No caso da China, o cartel segue prevendo expansão de 5,2% em 2023.

No relatório, a Opep manteve a produção para o crescimento econômico do Brasil em 2023 em 1,0%, com desaceleração após o avanço de 2,9% do ano anterior.

Os juros e a inflação elevados devem provocar desaceleração, afirma o documento, com espaço fiscal “limitado” para investimentos domésticos.

Fonte: CNN Brasil