O governante de fato da Arábia Saudita, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, rebateu Joe Biden depois que o presidente dos Estados Unidos o confrontou sobre o assassinato em 2018 do jornalista saudita Jamal Khashoggi durante uma reunião entre os dois líderes na sexta-feira (15), segundo uma fonte familiarizada com o assunto.

Na reunião, Bin Salman, também conhecido como MBS, negou a responsabilidade pelo assassinato de Khashoggi no consulado do reino na Turquia. Biden teria indicado que discordava do príncipe, com base em avaliações de inteligência dos Estados Unidos, segundo a fonte.

Em resposta ao comentário de Biden, o príncipe saudita citou o abuso sexual e físico de prisioneiros na prisão de Abu Ghraib, no Iraque, por militares dos Estados Unidos e o assassinato em maio da jornalista palestino-americana Shireen Abu Akleh na Cisjordânia ocupada como incidentes que refletiram mal nos EUA, disse a fonte.

O ministro de Estado das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Adel al-Jubeir, ecoou o sentimento em entrevista a Wolf Blitzer, da CNN, logo após o término da reunião, da qual Jubeir fez parte.

“Investigamos, punimos e garantimos que isso não aconteça novamente”, disse Jubeir quando questionado sobre o assassinato de Khashoggi. “Isso é o que os países fazem. Isso é o que os Estados Unidos fizeram quando o erro em Abu Ghraib foi cometido”.

A prisão de Abu Ghraib foi um centro de detenção do exército norte-americano para iraquianos capturados desde o início da invasão do Iraque pelos Estados Unidos em 2003 até o fechamento da prisão em 2006.

Em 2004, diversas imagens  da prisão foram vazadas, mostrando abusos de prisioneiros iraquianos por militares dos Estados Unidos. Onze soldados americanos foram condenados por crimes relacionados ao escândalo.

Já a renomada jornalista da Al Jazeera Abu Akleh foi morta a tiros durante um ataque militar israelense na cidade ocupada de Jenin, na Cisjordânia. Abu Akleh era um nome famoso no mundo árabe, tendo passado décadas relatando o sofrimento dos palestinos sob a ocupação israelense.

Imagens obtidas pela CNN – corroboradas por depoimentos de oito testemunhas oculares, um analista forense de áudio e um especialista em armas explosivas – sugeriram que Abu Akleh, que estava usando um capacete e colete de proteção azul com a inscrição “Imprensa” no momento de seu assassinato, foi morta a tiros em um ataque direcionado pelas forças israelenses.

Na Cisjordânia, na sexta-feira (15), Biden disse que os Estados Unidos insistem em uma “investigação completa e transparente” do assassinato da jornalista.

Biden chamou a morte de Abu Akleh de uma “enorme perda”, ao lado do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, em Belém.

“Espero que seu legado… inspire mais jovens a continuar seu trabalho de relatar a verdade e contar histórias que muitas vezes são negligenciadas. Os Estados Unidos continuarão a insistir em um relato completo e transparente de sua morte e continuar a defender a liberdade de mídia em todo o mundo”, afirmou Biden.

Autoridades palestinas e membros da família de Abu Akleh criticaram a investigação dos Estados Unidos e estão pedindo ao país que faça mais para responsabilizar Israel pelo assassinato.

Khashoggi foi citado em reunião entre Biden e Bin Salman

Em um discurso rapidamente organizado após as conversas bilaterais de Biden com Bin Salman, o presidente disse que citou o assassinato de Khashoggi no início da reunião.

“Com relação ao assassinato de Khashoggi, eu falei sobre durante a reunião, deixando claro o que eu pensava na época e o que penso agora”, disse Biden a repórteres. “Fui direto e direto ao discutir o assunto. Deixei minha visão muito clara”.

Mas a discussão sobre direitos humanos parece ter sido ofuscada por conversas mais amplas sobre segurança energética, estabilidade regional, comércio e investimento, segundo vários funcionários. Acredita-se que as ambições nucleares do Irã e a guerra no Iêmen também tenham sido partes fundamentais das discussões.

“Os responsáveis ​​[pelo assassinato de Khashoggi] foram investigados e enfrentaram a lei e estão pagando o preço por seu crime”, disse Jubeir à CNN.  “A conversa avançou em termos da discussão oficial”.

Altos funcionários do governo defenderam no sábado a decisão de Biden de se reunir pessoalmente com MBS, apesar da forte reação e das críticas, dizendo que teria sido um “retrocesso se o presidente não viesse à região e se ele não estivesse disposto a citar questões de direitos humanos com líderes estrangeiros ao redor do mundo.”

“É difícil dizer que os valores serão uma parte fundamental de sua política externa e questões de direitos humanos significativas para nós como nação, e certamente como administração, e depois não ir para o exterior e não conversar com líderes de maneira franca sobre isso”, disse um alto funcionário do governo.

Biden viajou para Jeddah em busca de soluções para um de seus principais problemas políticos domésticos – os preços altíssimos da gasolina – já que a diplomacia com a Arábia Saudita no Oriente Médio era vista como uma das poucas rotas que ele poderia seguir para reduzir os preços que estão colocando pressão sobre milhões de americanos.

Mas funcionários da Casa Branca dizem que o presidente não retornará a Washington no sábado com aumentos explícitos na produção de petróleo.

A expectativa é de que haja aumentos nos próximos meses – feitos dentro do contexto de alta dos níveis de produção no cartel da Opep+ estabelecido em sua reunião de agosto.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil