O príncipe Harry e sua esposa, Megan Markle, sentaram-se na segunda fileira durante a cerimônia fúnebre da rainha Elizabeth II na Abadia de Westminster nesta segunda-feira (19).

Por abdicarem das obrigações e status da realeza britânica, o casal ficou posicionado atrás do rei Charles III, da rainha consorte, Camilla, do príncipe Andrew e da princesa Anne.

Harry e Megan ficaram ao lado da princesa Beatrice e seu esposo, Edoardo Mapelli Mozzi, além de outros membros da monarquia britânica.

Príncipe Harry: saiba como fica o status do filho mais novo do rei Charles III

Com a morte da rainha Elizabeth II nesta quinta-feira (8), e a ascensão ao trono do filho primogênito, agora chamado rei Charles III, ocorrem movimentações na linha sucessória da família real britânica.

O professor e especialista em realeza britânica Renato Medeiros explica que Harry só se tornaria rei “caso o príncipe William e todos seus filhos morram ou abdiquem ao trono”. Ele se torna o 5° na linha de sucessão após rei Charles III assumir o trono.

Mesmo depois de deixar de ser um membro ativo da realeza, Harry não perde o direito de nascença ao trono. Assim como seus dois filhos, Archie e Lilibet.

Em fevereiro de 2021, o príncipe Harry e a esposa, Meghan Markleromperam com a família britânica, dizendo à rainha Elizabeth que não seriam mais membros ativos da realeza.

O casal decidiu abrir mão das obrigações e status de realeza e se mudou para os Estados Unidos em busca de uma vida longe dos holofotes, como classificou Harry em entrevista à apresentadora americana Oprah Winfrey.

Fotos: príncipe Harry, o segundo filho do rei Charles III

Fonte: CNN Brasil