O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, testou positivo para Covid-19 neste domingo (12). Segundo comunicado oficial da presidência, o líder sul-africano apresentava sintomas leves.

“O presidente começou a se sentir mal depois de deixar o Serviço Memorial do Estado, durante homenagem ao ex-vice-presidente FW de Klerk, na manhã de hoje”, disse o comunicado.

“O presidente, que está totalmente vacinado, encontra-se em isolamento na Cidade do Cabo e delegou todas as responsabilidades ao vice-Presidente, david Mabuza, para a próxima semana”, acrescentou.

A África do Sul foi o primeiro país a identificar a variante Ômicron, cepa mais contagiosa do novo coronavírus. Desde então, o país tem visto os casos da doença quase quadruplicarem, com uma rápida disseminação de infecção nas comunidades locais.

À CNN, Michelle Groome, chefe do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis (NICD), órgão de saúde pública do país, disse que o nível atual de contágio parece ser “o ritmo mais rápido que vimos desde o início da pandemia”.

A África do Sul registrou, até o momento, 270.065.861 casos do novo coronavírus, com 5.305.047 mortes causadas pela doença, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Fonte: CNN Brasil