O presidente Xi Jinping disse nesta terça-feira (8) que a China está disposta a “trabalhar ativamente” com a comunidade internacional para mediar a guerra na Ucrânia, mas não deu detalhes e reiterou sua oposição às sanções ocidentais contra a Rússia.

Durante uma ligação com o chanceler alemão, Olaf Scholz, e o presidente francês, Emmanuel Macron, Xi disse que a situação na Ucrânia era “preocupante” e a China estava “profundamente entristecida pela eclosão da guerra novamente no continente europeu”, de acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da China.

“A China permanecerá em comunicação e coordenação com a França, a Alemanha e a UE e, à luz das necessidades das partes envolvidas, trabalhará ativamente em conjunto com a comunidade internacional”, disse o comunicado, acrescentando que todos os esforços que “conduzem à solução pacífica da crise devem ser apoiados.”

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da China, Scholz e Macron disseram que seus dois países estão prontos para fortalecer a comunicação e a coordenação com Pequim para promover negociações de paz.

China e Rússia compartilham um interesse estratégico em desafiar o Ocidente, mas a invasão da Ucrânia colocou sua amizade à prova.

A China não condenou diretamente o ataque da Rússia ou impôs sanções a Moscou – mas também não se apressou em ajudar a Rússia depois que sua economia foi atingida por sanções de todo o mundo, com especialistas dizendo que as opções de Pequim são limitadas.

Analistas dizem que bancos e empresas chinesas também temem sanções secundárias se negociarem com colegas russos.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil