19 abril 2022

Koala joey Humphrey é amparado pela mãe Willow no Taronga Zoo em 02 de março de 2021 em Sydney, Austrália

Crédito, Getty Images

Incêndios florestais mataram muitos milhares de marsupiais

Pesquisadores na Austrália acreditam que o congelamento de esperma pode ajudar a proteger os coalas da extinção.

Cientistas da Universidade de Newcastle, no estado australiano da Nova Gales do Sul, sugeriram a criação de um laboratório biológico de esperma coletado.

Isso poderia então ser usado como parte de um programa de reprodução para preparar a espécie para o futuro e melhorar sua diversidade genética, dizem eles.

Os incêndios florestais nos últimos anos mataram dezenas de milhares de coalas.

Ryan Witt, da Universidade de Newcastle, diz que a iniciativa dos cientistas era uma maneira econômica de prevenir a endogamia (acasalamento entre indivíduos aparentados, geneticamente semelhantes) e, portanto, ajudar a preservar a diversidade genética de coalas além de pequenas colônias de animais em cativeiro.

“Atualmente, não temos seguro contra desastres naturais, como os incêndios florestais de 2019-2020, que ameaçam exterminar um grande número de animais de uma só vez”, diz ele.

“Se a população de coalas morrer nesse tipo de incêndio, não há como trazê-los de volta ou preservar sua genética”, acrescenta.

Coala com filhote

Crédito, Getty Images

Os coalas sofreram uma perda dramática de habitat na Austrália

Filhotes vivos de coala vivos nasceram após a reprodução assistida usando esperma fresco ou refrigerado, dizem os pesquisadores.

“Ao usar esperma congelado, podemos reintroduzir a variação genética nas populações de coalas selvagens sem ter que realocar os coalas”, diz Lachlan Howell, também da Universidade de Newcastle.

“Identificamos 16 hospitais e zoológicos de vida selvagem em toda a Austrália onde se poderia coletar esperma de coala”, acrescenta.

Ameaçados de extinção

A presença do outrora próspero marsupial foi reduzida pelo desmatamento, por incêndios florestais, pela seca, por doenças e outras ameaças.

No ano passado, uma pesquisa de Nova Gales do Sul mostrou que os coalas seriam extintos até 2050, a menos que houvesse uma intervenção urgente.

Estima-se que os incêndios florestais de 2019-2020 mataram 5 mil coalas e afetaram 24% dos seus habitats somente em Nova Gales do Sul.

O maior grupo de conservação de coalas da Austrália diz que agora pode haver apenas 50 mil exemplares da espécie na natureza.

“Os coalas passaram de não-listados a vulneráveis ​​e a ameaçados de extinção em uma década. É um declínio incrivelmente rápido”, afirmou o cientista conservacionista Stuart Blanch, da WWF-Austrália.

Línea

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC