Direito de imagemEPAImage caption Pedro Sánchez jurou com a mão na Constituição, diante do rei Felipe 6 Pela primeira vez na história da democracia espanhola, a Bíblia e o crucifixo não estavam sobre a mesa para o juramento de posse do primeiro-ministro espanhol, no Palácio da Zarzuela, nos arredores de Madri- residência oficial do rei.

Pedro Sánchez, do partido Socialista, dispensou os símbolos cristãos e optou por jurar lealdade diante, somente, da Constituição da Espanha. Ele tomou posse neste sábado (2) como premiê, em substituição ao conservador Mariano Rajoy, que foi derrubado com a aprovação de uma moção de censura pelo Parlamento.
O socialista rompeu o protocolo adotado por todos os primeiros-ministros que governaram o país após a restauração da democracia, em 1975, após 40 anos de regime franquista.

A Constituição prevê a possibilidade de uma intervenção militar?O escândalo de corrupção que derrubou premiê espanhol e deixou poder na mão dos socialistas”Prometo, por minha consciência e honra, cumprir fielmente as obrigações do cargo de presidente do Governo, com lealdade ao rei, e guardar e fazer cumprir a Constituição como norma fundamental do Estado, assim como manter segredo das deliberações do Conselho de Ministros”, leu Sánchez, enquanto apoiava a mão direita num exemplar de 1978 da Constituição.

Fonte: BBC