A reprodução deste formato de vídeo não é compatível com seu dispositivo

Por que governo Bolsonaro é investigado sob suspeita de genocídio contra yanomami

30 janeiro 2023

A Polícia Federal anunciou a abertura de um inquérito para investigar se houve crime de genocídio e omissão de socorro ao povo yanomami pelo governo de Jair Bolsonaro (PL).

A investigação vai começar após um pedido feito por Flávio Dino, ministro da Justiça e da Segurança Pública, um dos integrantes da comitiva que visitou o território indígena no dia 21 de janeiro.

Outras duas denúncias estão em avaliação preliminar no Tribunal Penal Internacional, localizado em Haia, nos Países Baixos.

Nelas, a Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e a Comissão Arns defendem que o ex-presidente cometeu crimes de genocídio durante a pandemia de covid-19 e na forma como ele lidou com a proteção dos indígenas nos últimos quatro anos.

Neste vídeo, nosso repórter André Biernath explica a crise de fome e doenças que acomete os yanomami e o papel do garimpo ilegal em tudo isso.

Também falamos com juristas sobre os argumentos que fundamentam acusações tão graves e conta o que Bolsonaro disse até agora sobre tudo isso.

Assista e confira.

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.co.uk/portuguese

#BBCNewsBrasil #amazônia #indígenas

Fonte: BBC