A Polônia está se preparando para lidar com “vários cenários” de um possível fluxo de refugiados se a Rússia atacar a Ucrânia, disse o ministro do Interior, Mariusz Kaminski, neste domingo (13).

Os EUA comunicaram recentemente que a Rússia, com mais de 100.000 soldados concentrados perto da Ucrânia, pode iniciar uma invasão a qualquer momento. Moscou nega ter tais planos.

“Em conexão com a situação na Ucrânia, estamos nos preparando para vários cenários. Um deles são os preparativos regionais relacionados a um possível fluxo de refugiados da Ucrânia”, disse Kaminski.

O prefeito da cidade de Ciechanow, no leste da Polônia, disse no sábado (12) que o governo regional lhe pediu para sua administração preparar acomodações para possíveis refugiados.

“Pediram-nos para indicarmos a lista de instalações de alojamento para refugiados, o número de pessoas que seria possível acomodar, os custos envolvidos e o tempo de adaptação dos edifícios com uma recomendação de até 48 horas”, twittou Krzysztof Kosinski.

A Polônia abriga entre um e dois milhões de ucranianos, muitos dos quais vieram ao país para trabalhar. Um porta-voz do Ministério do Interior se recusou a fornecer mais detalhes sobre os preparativos. A prefeitura de Ciechanow não respondeu ao pedido de comentário da Reuters.

No final de janeiro, o vice-ministro do Interior da Polônia, Maciej Wasik, disse que o país estava se preparando para receber até um milhão de imigrantes ucranianos.

Fonte: CNN Brasil