Mitchell Christian, policial certificado e instrutor militar do K-9 que revisou os vídeos do incidente, disse que a decisão de Speakman de colocar o cachorro contra uma pessoa que se rendeu “não indica o que um adestrador canino deve fazer nessa situação”.

“O treinador deve ser capaz de olhar para aquele cara e saber que ele não é uma ameaça. Você não ataca com um taser [arma de choque] um cara que está sentado com as mãos para cima”, disse Christian, que é o proprietário e treinador principal da Christian K-9 Academy em West Jefferson, Ohio, à CNN.

Cães policiais não são treinados para matar ou ter “efeitos que alteram a vida”, disse Christian. Eles são treinados para ajudar os policiais a prender um suspeito com segurança, e seu nível de força pode ser comparado ao de um taser, acrescentou.

“Eu diria que, provavelmente, não é um bom exemplo para um treinador K-9, porque eu diria que a maioria dos treinadores escolheria não colocar o cachorro em cima de um cara que está, claramente, tentando desistir, naquele momento”, continuou Christian. “Em última análise, é sempre decisão do condutor usar ou não o cão”.

A perseguição ao veículo começou depois que um inspetor do Motor Carrier Enforcement tentou parar o caminhão, que estava viajando para o oeste na US-35, no condado de Jackson, Ohio, devido a um pára-lama faltando, de acordo com o relatório do caso da Patrulha Rodoviária.

Entretanto, quando o inspetor acendeu as luzes de seu veículo de patrulha, o “veículo suspeito continuou a oeste na US-35”, diz o relatório, observando que o motorista fez contato visual com o inspetor.

Quando o motorista – identificado como Rose – não parou, o inspetor notificou o despacho para enviar uma unidade de patrulha para ajudar, diz o relatório do caso.

Rose disse aos despachantes de emergência que, durante a perseguição policial, os agentes estavam “tentando matá-lo” e que ele “não se sentia seguro” parando o caminhão, de acordo com as gravações das ligações de Rose para o 911 divulgadas pelo Gabinete do Xerife do Condado de Ross.

O vídeo mostra as autoridades perseguindo o caminhão, que, inicialmente, pareceu diminuir a velocidade e parar. Ao fazê-lo, a filmagem mostra um policial saindo de um veículo, apontando uma arma para o caminhão e ordenando que o motorista saia. No entanto, o motorista não sai do veículo e começa a dirigir novamente. Vários veículos da polícia aparecem se juntando à perseguição, mostra o vídeo.

O motorista finalmente para o caminhão e sai do veículo cercado por vários carros e policiais, antes de cortar para o que parece ser um policial estadual saindo de seu veículo e caminhando em direção ao motorista.

“Venha até mim”, um policial é ouvido dizendo ao motorista. Outro acrescenta: “vá para o chão ou será mordido”.

O motorista é mostrado na estrada com as mãos para cima.

“Não solte o cachorro [se ele está] com as mãos para cima”, adverte várias vezes um policial estadual que estava mais distante, embora não esteja claro se o policial estadual pode ser ouvido por outros policiais.

O relatório do caso diz que Speakman “saiu de seu carro-patrulha e começou a dar comandos ao suspeito” antes de conduzir o cão para atacar Rose, após repetidas advertências do policial estadual, de acordo com o vídeo.

O cachorro corre em direção aos policiais e, depois, se vira para Rose e o ataca, puxando-o para o chão, mostra o vídeo. Rose é visto e ouvido, nas imagens, gritando para os policiais tirarem o cachorro de cima dele.

Ele continua a gritar enquanto os policiais pedem um kit de primeiros socorros. Depois, Rose aparece sendo tratado pelos policiais.

Christian, o instrutor do K-9, disse à CNN que Rose parecia “claramente confuso” antes de o cachorro aparecer no vídeo porque estava recebendo “dois comandos diferentes de dois oficiais diferentes”.

“Não acho que falta treinamento ao cachorro”, disse Christian. “Acho que foi apenas um comando ruim”.

Rose recebeu atendimento em um hospital e recebeu alta antes de ser levado para a Cadeia do Condado de Ross, de acordo com um relatório de caso da Patrulha Rodoviária do estado de Ohio, que aponta que ele enfrentou uma acusação de descumprimento de ordem policial, um crime de quarto grau nos Estados Unidos.

Rose foi libertado da custódia em 7 de julho, disse a promotoria do condado de Ross à CNN, acrescentando que o escritório ainda está coletando evidências antes de determinar se deve prosseguir com a acusação contra ele.

Fonte: CNN Brasil