2 maio 2022, 15:27 -03

Atualizado Há 1 hora

Casey White e Vicki White

Crédito, Gabinete do Xerife do Condado de Lauderdale

Casey White e Vicki White foram vistos pela última vez na manhã de sexta-feira

A polícia dos Estados Unidos está procurando um preso acusado de assassinato que desapareceu junto de uma carcereira.

Casey White e a agente penitenciária Vicki White foram vistos pela última vez na manhã de sexta-feira (29/4) no Gabinete do Xerife do Condado de Lauderdale, no Estado americano do Alabama. Apesar de os dois compartilharem o mesmo sobrenome, não há parentesco entre eles.

Vicki disse que o estava levando para uma avaliação mental, mas as autoridades mais tarde perceberam que não havia nenhuma consulta agendada.

As autoridades estão investigando se a mulher ajudou o preso a escapar ou se ela foi feita refém por ele.

As autoridades dizem que Casey White deve ser considerado “armado e extremamente perigoso” — em parte porque agora ele pode ter acesso à arma de Vicki.

Em entrevista a jornalistas na sexta-feira, o xerife do Condado de Lauderdale, Rick Singleton, disse que Vicki deixou a prisão com Casey às 9h30 hora local (11h30 horário de Brasília) após dizer a colegas que o levaria ao tribunal para uma avaliação de saúde mental.

Em seguida, ela falou que iria ao médico, pois não estava se sentindo bem, acrescentou o xerife Singleton.

No entanto, pouco depois das 11h, alguém encontrou seu veículo no estacionamento de um shopping center.

Por volta das 15h30, os funcionários perceberam que Casey não havia voltado à prisão e ninguém conseguiu entrar em contato com Vicky.

A US Marshals Service — agência do Departamento de Justiça Federal dos Estados Unidos — está oferecendo uma recompensa de até US$ 10 mil (R$ 50 mil) por informações que levem à recaptura de Casey White e à localização de Vicki White.

“Acredita-se que Casey White seja uma séria ameaça à agente penitenciária e à população”, disse o agente Marty Keely em comunicado.

Casey White

Crédito, Gabinete do Xerife do Condado de Lauderdale

Gabinete do Xerife do Condado de Lauderdale divulgou esta imagem de Casey White, dizendo que é a foto mais recente dele

‘Funcionária exemplar’

Singleton disse que Vicki trabalha como agente penitenciária há cerca de 25 anos. Ela é a diretora-assistente de seu departamento e parte de suas tarefas envolve providenciar o transporte de presos para o tribunal.

A decisão de levar Casey ao tribunal sozinha violou a política da corporação, acrescentou o xerife, já que alguém acusado de um crime tão grave normalmente estaria acompanhado por dois agentes.

“Posso dizer que todos os funcionários deste departamento estão chocados por ela estar desaparecida e por isso ter acontecido.”

O xerife Singleton diz que Vicki foi eleita a funcionária do ano várias vezes e era “exemplar”.

Ele disse querer “provas sólidas” antes de acusar White de qualquer irregularidade.

“Ela o ajudou a escapar? Isso é obviamente uma possibilidade. Então, estamos investigando isso. Ela foi sequestrada a caminho do tribunal? Ou seja, levada contra a vontade dela? Também estamos de olho nisso.”

“Conhecendo o detento, acho que ela está em perigo, sejam quais forem as circunstâncias”, disse o xerife.

Acusação de assassinato

Casey, de 38 anos, foi acusado de homicídio em primeiro grau em setembro de 2020 pelo esfaqueamento de Connie Ridgeway, de 58 anos, segundo a US Marshals Service.

A agência federal disse que ele já estava cumprindo pena por uma série de crimes em 2015, incluindo roubo, roubo de veículo e perseguição policial.

Ele confessou o assassinato e estava aguardando julgamento na Cadeia do Condado de Lauderdale quando desapareceu, acrescentaram as autoridades.

Casey planejou fugir da prisão antes, disse o xerife Singleton à rede de TV americana ABC News. Mas as autoridades descobriram o plano — que envolvia fazer um refém — antes que ele pudesse colocá-lo em prática em 2020.

Línea

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC