A Polícia Federal (PF) cumpre nesta quinta-feira (8) quatro mandados de busca e apreensão em empresas e casas no município de Rio Branco, no Acre, para desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes, desvios de dinheiro público e lavagem de dinheiro.

As fraudes estariam na contratação de empresas para prestação de serviços de impressão e divulgação de painéis outdoor e busdoor junto à Secretaria de Saúde do Acre.

As investigações começaram em 2020 com a primeira fase da operação Busdoor, que, após a análise do material recolhido com as buscas, encontrou indícios da participação de mais envolvidos nas fraudes a partir do pregão presencial de registro de preços de serviços de impressão e divulgação de outdoor e busdoor, cujo valor firmado pela Secretaria é de mais de R$ 2 milhões.

A PF encontrou indícios de fraude na execução dos serviços, como imagens adulteradas para comprovar campanhas que não existiram, pessoa jurídica impossibilitada de ter contratos com administração pública e o uso de empresas fantasmas. A PF descobriu, ainda, indícios de conluios entre as empresas que participaram da licitação, que fizeram acordo e simulavam a divisão de lotes licitados e as subcontratavam para execução dos contratos.

Os prejuízos ultrapassam R$ 720 mil. Essa operação chamada de Busdoor II conta com a participação de 18 auditores da Controladoria Geral da União (CGU), que mantém a plataforma Fala.Br, para recebimento de denúncias. Os envolvidos vão responder por organização criminosa, fraude mediante combinação do caráter competitivo do certame, fraude à licitação em prejuízo à Fazenda Pública e lavagem de dinheiro.

A CNN entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Acre, mas não teve retorno.

Fonte: CNN Brasil