O secretário Erir Ribeiro: ordem para afastamentoO governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, foi intimado a afastar osecretário de Administração Penitenciária do Rio, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, e outros cinco funcionários da pasta. O mandado de intimação, ao qual o EXTRA teve acesso, foi recebido às 18h20 pelo Chefe de Gabinete da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico Marcelo Queiroz.
De acordo com a assessoria de imprensa de Pezão, a intimação será encaminhada na segunda-feira para a Procuradoria Geral do Estado, que dará um parecer jurídico sobre o caso. Só depois o governador tomará sua decisão.
O afastamento de Erir foi determinado nessa quinta-feira pelo juiz Eduardo Antônio Klausner, da 7ª Vara de Fazenda Pública do Rio. Na decisão, o magistrado também solicitou o afastamento das funções públicas de Sauler Antonio Sakalen, subsecretário de Gestão Operacional; de Alex Lima de Carvalho, diretor da Penitenciária Pedrolino Werling de Oliveira; de Fernando Lima de Farias, subdiretor da penitenciária Pedrolino Werling de Oliveira; de Fabio Ferraz Sodré, diretor da Cadeia Pública José Frederico Marques; e de Nilton Cesar Vieira da Silva, subdiretor da Cadeia Pública José Frederico Marques.

De acordo com o magistrado, os afastamentos são necessários “para que se restabeleça a lei e a ordem na administração penitenciária do Estado do Rio de Janeiro, e no intuito de preservar a instrução processual”.

Fonte: Extra Online