O engenheiro Mauricio Tolmasquim, ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e um dos principais quadros do PT no setor elétrico, foi indicado nesta quinta-feira (6) para a nova diretoria de transição energética e energias renováveis da Petrobras.

A indicação foi feita pelo presidente da estatal, Jean Paul Prates, e será encaminhada para o conselho de administração. Um comunicado divulgado pela petroleira afirma que Tolmasquim coordenará as atividades de descarbonização, mudanças climáticas, novas tecnologias e sustentabilidade. Além disso, ele incorporará as atividades de comercialização de gás natural.

Tolmasquim atuou na campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, como responsável pelas propostas na área de energia, e depois integrou o grupo específico sobre esse tema no gabinete de transição. Ele fez parte de todos os governos do PT entre 2003 e 2016.

Nesse período, o engenheiro e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia quando a pasta era comandada por Dilma Rousseff. Em seguida, migrou para a EPE.

Além da indicação de Tolmasquim, a diretoria executiva aprovou uma proposta de ajuste organizacional que contempla os seguintes pontos:

  • A atual diretoria de desenvolvimento da produção, ocupada por Carlos José do Nascimento Travassos, passa a ser denominada diretoria de engenharia, tecnologia e inovação. Também vai abranger o Cenpes (centro de pesquisa e desenvolvimento da Petrobras).
  • A atual diretoria de refino, gás e energia, ocupada por William França da Silva, passa a ser denominada diretoria de processos industriais e produtos, incluindo os derivados do refino de petróleo e os derivados de gás e biocomponentes.
  • A atual diretoria de comercialização e logística, ocupada por Claudio Romeo Schlosser, passa a ser denominada diretoria de logística, comercialização e mercados.
  • A diretoria de relacionamento institucional e sustentabilidade será extinta.
  • A diretora executiva Clarice Coppetti será indicada para a nova diretoria de gestão corporativa, que administrará os processos internos de gestão de pessoas, saúde, meio ambiente e segurança (SMS) e serviços compartilhados – e incorporará a estrutura de transformação digital e tecnologia de informação.
  • Carlos Augusto Barreto seguirá responsável pela área de transformação digital, que ficará ligada à diretoria de gestão corporativa. As gerências executivas de comunicação e marcas, responsabilidade social e relacionamento externo ficarão diretamente ligadas à presidência.
  • A diretoria financeira e de relacionamento com investidores, ocupada por Sergio Caetano Leite, passa a ser responsável pela área de gestão de portfólio.
  • Estão mantidas as diretorias de exploração e produção e de governança e conformidade.

De acordo com a Petrobras, o ajuste aprovado na estrutura da estatal não altera o número atual de diretorias e não gera aumento de custos para a companhia.

Fonte: CNN Brasil