A economia global enfraquecerá este ano, com o aumento das taxas de juros e a guerra da Rússia na Ucrânia continuando a pesar sobre a atividade. Mas os economistas estão mais otimistas do que há alguns meses.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse nesta segunda-feira (30) que agora espera que o crescimento global desacelere de 3,4% em 2022 para 2,9% em 2023. Isso é acima da previsão de 2,7% em outubro.

A atualização nas perspectivas reflete a “reabertura repentina” da China, que o FMI disse que “abre caminho para uma rápida recuperação da atividade”. Ele também citou uma resiliência inesperada em várias economias no segundo semestre de 2022, bem como uma melhora nas condições financeiras globais à medida que a inflação começa a diminuir e o dólar americano cai de suas máximas.

“A perspectiva é menos sombria do que em nossa previsão de outubro e pode representar um ponto de virada, com o crescimento chegando ao fundo do poço e a inflação caindo”, escreveu Pierre-Olivier Gourinchas, diretor de pesquisa do FMI, em um blog.

Novas previsões

O FMI enfatizou que o crescimento neste ano “permanecerá fraco pelos padrões históricos”. Entre 2000 e 2019, a média anual foi de 3,8%.

Os bancos centrais precisarão continuar sua campanha agressiva para reduzir a inflação, alta de décadas, o que resultará em uma desaceleração da atividade econômica. Ele previu que “nove em cada dez economias avançadas provavelmente irão desacelerar”.

Nos Estados Unidos, o crescimento deve desacelerar de 2% em 2022 para 1,4% em 2023. A Europa – cuja economia se mostrou surpreendentemente resistente apesar da crise energética da região, em parte devido a um inverno ameno até agora – prevê crescimento entre os 20 países que usam o euro caem de 3,5% para 0,7%.

O Reino Unido deverá registar uma contração de 0,6%. É a única economia do G7 projetada para encolher este ano.

Ainda assim, o FMI vê algumas melhorias nas perspectivas. Um dos principais motivos é a China.

Pequim encerrou sua rígida política de “covid zero” no final do ano passado, reabrindo suas fronteiras e se afastando das duras políticas de quarentena e testes que impediram o crescimento da segunda maior economia do mundo. Sua expansão de 3% em 2022 foi um dos piores desempenhos do país em décadas.

O FMI agora prevê que o crescimento na China se recuperará para 5,2% este ano, notavelmente acima de sua estimativa anterior.

As tendências da inflação também são promissoras. O FMI observou que “as medidas gerais [estão] diminuindo na maioria dos países”, mesmo que os aumentos de preços de bens e serviços excluindo alimentos e energia ainda não tenham atingido o pico em muitos casos.

A leitura anual da inflação nos EUA atingiu uma alta em junho, enquanto a inflação na Europa caiu desde outubro, quando atingiu um recorde.

A previsão do FMI é que a inflação global diminua de 8,8% em 2022 para 6,6% em 2023 e 4,3% em 2024. Antes da pandemia, estava perto de 3,5%.

Enquanto isso, uma retração na força do dólar americano desde novembro tem sido útil para mercados emergentes e economias em desenvolvimento. A alta acentuada do dólar tornou mais cara a importação de commodities, incluindo alimentos e energia, e elevou o custo do pagamento de juros de algumas dívidas.

Os riscos para as perspectivas permanecem substanciais, alertou o FMI. A recuperação da China pode perder força se futuras ondas de coronavírus mantiverem as pessoas em casa ou se o vulnerável setor imobiliário desacelerar acentuadamente.

A inflação pode permanecer elevada por mais tempo do que os bancos centrais gostariam, exigindo uma política monetária mais rígida. A guerra na Ucrânia continua sendo uma fonte importante de incerteza. Uma escalada pode aumentar as interrupções nos mercados de alimentos e energia.

Por enquanto, porém, está se sentindo um pouco melhor nos próximos 12 meses – embora enfatize que não serão fáceis.

“Desta vez, as perspectivas econômicas globais não pioraram”, escreveu Gourinchas. “Essa é uma boa notícia, mas não o suficiente. O caminho de volta à plena recuperação, com crescimento sustentável, preços estáveis ​​e progresso para todos, está apenas começando”.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil