Mulher, parda, com 18 anos e ensino médio completo. Esse é o perfil predominante dos estudantes que irão realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 13 e 20 de novembro.

Ao todo, são mais de 3,3 milhões de pessoas inscritas na prova que seleciona os alunos para o ensino superior em universidades federais. Desses, pouco mais de 65 mil farão o Enem na modalidade online, permitida desde 2020.

As mulheres representam mais de 2 milhões dos inscritos, enquanto os homens são pouco mais de 1,2 milhão. Os pardos somam mais de 1,4 milhão, já os brancos são 1,3 milhão e os pretos, pouco mais de 390 mil. Os indígenas são minoria entre os alunos que irão realizar a prova – menos de 20 mil alunos.

Na faixa etária, mais de 926 mil têm 18 anos A segunda faixa etária mais predominante é dos alunos de 21 a 30 anos, que são cerca de 738 mil. Os idosos, com 60 anos ou mais estão em menor quantidade: são 7.278 mil aplicantes.

Na análise do nível de escolaridade, a maior parte, 1,5 milhão dos inscritos, já concluiu o ensino médio. Outros 1,2 milhão estão cursando a última série.

No primeiro dia de prova, neste domingo (13), os estudantes contarão com cinco horas e meia para responder 90 questões das provas de Linguagens e Ciências Humanas, além de escrever uma redação de até 30 linhas. Já no próximo domingo (20), eles realizarão as provas de Ciências da Natureza e Matemática, com 45 questões cada, em cinco horas.

A prova também disponibiliza acessibilidade para alunos com necessidades especiais ou lactantes. Com o cadastro prévio, é possível ter acesso à prova em braile, a guia-intérprete, que media a interação do aluno com a prova, à mesa especial para aluno que utiliza cadeira de rodas e outros atendimentos.

*Publicado por Daniel Reis

Fonte: CNN Brasil