Vários passageiros a bordo de um voo comercial operado pela Precision Air que caiu no Lago Vitória, na Tanzânia, neste domingo (6) foram resgatados, segundo a companhia aérea e autoridades locais.

Barcos com equipes de resposta a emergências foram enviados para o local do acidente no maior lago da África, perto do aeroporto de Bukoba.

A companhia aérea disse que 26 pessoas foram resgatadas até agora antes de acrescentar que nenhuma fatalidade ainda foi confirmada, de acordo com um comunicado publicado em sua conta no Twitter.

O voo havia decolado da capital comercial da Tanzânia, Dar es Salaam, mas se envolveu em um acidente quando se aproximava do aeroporto de Bukoba e caiu no Lago Vitória, disse a empresa.

Um total de 43 pessoas estavam no voo, incluindo 39 passageiros e quatro tripulantes, de acordo com a companhia aérea e o comissário provincial de Kagera, Albert Chalamila.

Vídeos que circulam nas mídias sociais feitos por espectadores que estavam nas margens do Lago Vitória mostraram a aeronave submersa na água com equipes de emergência coordenando os esforços de resgate de barcos próximos.

“Estamos tentando tirar a aeronave da água. Estamos tentando verificar se as rodas atingem o solo debaixo d’água ou descobrir alguma outra maneira de empurrá-lo para fora do lago. Neste momento, ainda há comunicação do cockpit. Os pilotos ainda estão em contato conosco”, disse Chalamila.

Falando no local neste domingo, o comandante da polícia provincial de Kagera, William Mwampaghale, disse que “tudo está atualmente sob controle”.

“As operações de resgate estão em andamento, até agora resgatamos várias pessoas e, eventualmente, garantiremos que resgatamos todos e removemos o avião da água”, disse ele.

Mapa com a localização do Lago Vitória e a cidade de Bukoba
Mapa com a localização do Lago Vitória e a cidade de Bukoba / Reprodução/Google Maps

“Aqueles que foram resgatados foram levados para o nosso hospital de referência.”

O presidente da Tanzânia usou as redes sociais para pedir calma enquanto as equipes de resgate trabalhavam no local de um avião caído.

“Recebi com tristeza a informação do acidente do voo da Precision Air no Lago Vitória, na região de Kagera”, escreveu o presidente Samoa Suluhu no Twitter no domingo.

“Envio minhas condolências a todos os afetados por este incidente. Vamos continuar calmos enquanto a operação de resgate continua e oramos a Deus para nos ajudar”

presidente da Tanzânia

A Precision Air é uma companhia aérea da Tanzânia com sede em Dar es Salaam.

*Chris Liakos e Larry Madowo, da CNN

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil