Ao menos 20 capitais e o Distrito Federal já tornaram o uso de máscaras facultativo, segundo levantamento da agência CNN. Em oito delas, o uso do equipamento deixa de ser obrigatório tanto em ambiente abertos quanto em ambientes fechados. Nas outras 13 cidades, a flexibilização vale somente em espaços abertos.

São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, Maceió, Porto Velho, Florianópolis, Porto Alegre e Distrito Federal tornaram o uso de máscaras opcional em qualquer ambiente. Já Belo Horizonte, Cuiabá, São Luís, Boa Vista, Macapá, Campo Grande, Vitória, Teresina, Rio Branco, Manaus, Goiânia, Curitiba e João Pessoa adotaram a flexibilização apenas ao ar livre.

Das seis capitais que mantêm a obrigatoriedade do equipamento de proteção, Fortaleza deve flexibilizar o uso a partir da próxima segunda-feira (21).

A decisão de desobrigar o uso de máscaras ainda não é consenso na comunidade científica. Em boletim divulgado no último dia 11, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmam que é necessário prudência na adoção de medidas semelhantes.

“Flexibilizar medidas como o distanciamento físico ou o abandono do uso de máscaras de forma irrestrita colabora para um possível aumento de casos, internações e óbitos, e não nos protege de uma nova onda”, afirma o boletim.

Para o infectologista e pesquisador da Fiocruz Julio Croda, em entrevista à CNN, os “indicadores epidemiológicos permitem a flexibilização, mas é bom comunicar adequadamente com a população, e informar, se for necessário. Se tiver impacto sob o serviço de saúde talvez a medida tenha que voltar para preservar os leitos hospitalares”.

Estados

Pelo menos 16 estados tornaram o uso de máscara facultativo, segundo levantamento da CNN. De acordo com os dados, oito estados desobrigaram o uso em lugares abertos e fechados: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Alagoas, Maranhão, São Paulo e o Distrito Federal.

Os outros oito estados tornaram o uso facultativo apenas em lugares abertos: Mato Grosso do Sul, Goiás, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Acre, Paraná e Rio Grande do Sul.

*Sob supervisão

Fonte: CNN Brasil