Os partidos de direita chilenos obtiveram a maioria dos votos no domingo (7) para eleger conselheiros para redigir uma nova constituição, marcando uma mudança acentuada de uma maioria progressista que elaborou uma primeira reescrita constitucional fracassada.

Com 95,13% das cédulas apuradas, o Partido Republicano do Chile, liderado pelo ex-candidato conservador à presidência Jose Antonio Kast, garantiu quase 35% dos votos.

Uma coalizão separada de partidos tradicionais de direita obteve pouco mais de 20% dos votos, enquanto a coalizão de esquerda do presidente Gabriel Boric obteve cerca de 29%. Os partidos de centro levaram o restante da votação.

“Hoje é o primeiro dia de um futuro melhor, um novo começo para o Chile”, disse Kast, que perdeu para Boric em 2021, durante um discurso em Santiago. “O Chile derrotou um governo falido.”

Os resultados finais determinarão a composição exata de um Conselho Constitucional de 50 assentos que será responsável pela redação de uma nova constituição.

Os artigos precisarão de uma maioria de três quintos para serem aprovados. Este é o passo mais recente em um esforço de anos para revisar o texto da era da ditadura do país, depois que quase 80% dos chilenos votaram para redigir uma nova constituição em 2020, após violentos protestos contra a desigualdade.

Os conselheiros constitucionais eleitos no domingo começarão a redigir uma nova constituição em junho com base em um projeto compilado por 24 especialistas constitucionais nomeados pelo Congresso em março. Os eleitores aprovarão ou rejeitarão a nova proposta em dezembro.

A primeira reescrita foi redigida por constituintes amplamente independentes e de esquerda e se concentrou em benefícios sociais, direitos ambientais, paridade de gênero e direitos indígenas.

Foi considerada uma das constituições mais progressistas do mundo, mas muitos eleitores a consideraram muito polarizadora e o processo foi atolado em controvérsias.

Boric, que assumiu o cargo em março passado, chegou ao poder em uma onda de otimismo em torno da reforma, mas desde então seus índices de aprovação despencaram com a economia em dificuldades e o aumento da criminalidade se tornando as principais preocupações dos eleitores.

Boric também sofreu uma derrota política depois de colocar seu peso na primeira reescrita, que foi rejeitada por quase 62% dos eleitores. Desde então, o presidente se distanciou do processo, mas prometeu apoiá-lo.

“O governo não se intrometerá no processo e respeitará a autonomia da entidade em suas deliberações”, disse Boric a repórteres na manhã de domingo após a votação, acrescentando que o governo atuará como fiador e apoiará as solicitações do novo conselho.

Após o discurso de vitória de Kast, Boric falou do palácio presidencial de La Moneda em Santiago e pediu unidade e instou a oposição a aprender com a tentativa fracassada anterior.

“Quero convidar o Partido Republicano, que conquistou uma maioria inquestionável, a não cometer os mesmos erros que cometemos”, disse Boric. “Este processo não pode ser sobre vinganças, mas colocar o Chile em primeiro lugar.”

Fonte: CNN Brasil