Li Qiang, ex-chefe do Partido Comunista de Xangai, assumiu o cargo neste sábado (11) como primeiro-ministro da China, o segundo posto do país, colocando o aliado próximo do presidente Xi Jinping encarregado de reviver uma economia atingida por três anos de restrições devido à pandemia de Covid-19.

Amplamente considerado pragmático e favorável aos negócios, Li, de 63 anos, enfrenta a difícil tarefa de sustentar a recuperação desigual da China diante dos ventos contrários globais e da fraca confiança dos consumidores e do setor privado.

Li assume o cargo à medida que as tensões com o Ocidente aumentam em relação a uma série de questões, incluindo medidas dos EUA para bloquear o acesso da China a tecnologias-chave e à medida que muitas empresas globais diversificam as cadeias de suprimentos para proteger sua exposição à China devido a riscos políticos e interrupções da era Covid.

O burocrata de carreira substitui Li Keqiang, que está se aposentando após dois mandatos de cinco anos, durante os quais seu papel foi diminuído constantemente à medida que Xi reforçou seu controle do poder e conduziu a segunda maior economia do mundo em uma direção mais estatista.

Li Qiang é o primeiro primeiro-ministro desde a fundação da República Popular a nunca ter servido anteriormente no governo central, o que significa que ele pode enfrentar uma curva de aprendizado acentuada nos primeiros meses no cargo, disseram analistas.

Ainda assim, os laços estreitos de Li com Xi – Li foi chefe de gabinete de Xi entre 2004 e 2007, quando este era secretário provincial do partido na província de Zhejiang – o capacitarão a fazer as coisas, disseram observadores da liderança.

“Minha leitura da situação é que Li Qiang terá muito mais margem de manobra e autoridade dentro do sistema”, disse Trey McArver, cofundador da consultoria Trivium China.

Lista de lealistas

Xi, 69, está instalando uma lista de partidários em cargos-chave na maior remodelação do governo em uma década, à medida que uma geração de funcionários mais reformistas se aposenta e ele consolida ainda mais o poder após ser eleito presidente por unanimidade, um papel amplamente cerimonial, para um terceiro mandato sem precedentes na sexta-feira (10).

Neste sábado, Li recebeu 2.936 votos, com três votos contra e oito abstenções, de acordo com os totais projetados em uma tela dentro do Grande Salão do Povo, no centro de Pequim.

Ele fará sua estreia no palco internacional na próximo segunda-feira, durante a tradicional sessão de perguntas e respostas da mídia após o término da sessão parlamentar.

Li foi colocado no caminho para se tornar primeiro-ministro em outubro, quando foi nomeado para o cargo de número dois no Comitê Permanente do Politburo durante o Congresso do Partido Comunista, duas vezes por década.

Vários outros funcionários aprovados por Xi devem ser confirmados no domingo, incluindo vice-primeiros-ministros, um governador do banco central e outros ministros e chefes de departamento.

Recuperação desigual

A economia da China cresceu apenas 3% no ano passado e, no dia de abertura do parlamento, Pequim estabeleceu uma modesta meta de crescimento para 2023 de cerca de 5%, sua meta mais baixa em quase três décadas.

A principal tarefa de Li este ano será bater essa meta sem desencadear inflação grave ou acumular dívidas, disse Christopher Beddor, vice-diretor de pesquisa da China na Gavekal Dragonomics.

Embora a China não tenha sinalizado planos para desencadear estímulos para impulsionar o crescimento, possíveis contratempos, como um colapso nas exportações ou uma fraqueza persistente no setor imobiliário, podem forçar a mão de Li, disse Beddor.

“A liderança já aceitou dois anos de crescimento econômico excepcionalmente fraco em nome da contenção da Covid. Agora que a contenção acabou, eles não aceitarão outro”, disse ele.

A recuperação pós-pandemia da China foi desigual, com a inflação de fevereiro inesperadamente baixa, enquanto a gigante chinesa de comércio eletrônico JD.com Inc alertou na quinta-feira que reconstruir a confiança do consumidor levaria tempo.

Algumas das empresas privadas mais bem-sucedidas de Pequim, como o Alibaba, foram atingidas por repressões abruptas e obstáculos regulatórios nos últimos anos, e Li terá que trabalhar duro para restaurar a confiança no setor privado.

Os negócios globais também são cautelosos. Pela primeira vez em 25 anos de sua pesquisa, a Câmara Americana de Comércio na China disse no início deste mês que a maioria das empresas respondentes disse que a China não é mais vista como uma “três principais prioridades de investimento”.

A China está tentando apresentar um rosto favorável aos negócios.

Na sexta-feira, a agência de notícias Xinhua informou que um funcionário da agência de planejamento estatal da China se reuniu com um vice-presidente da gigante americana de chips Qualcomm Inc e comunicou que proporcionará um bom ambiente de negócios para as multinacionais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Parlamento da China aprova Li Qiang como primeiro-ministro no site CNN Brasil.

Fonte: CNN Brasil