Uma das maiores rivalidades entre seleções do futebol mundial não impede que o torcedor brasileiro considere a Argentina, que conquistou a Copa do Mundo do Catar em dezembro, a melhor da atualidade.

Para 31% daqueles que se declaram torcedor na Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest, os argentinos têm hoje a melhor seleção do mundo, com o Brasil aparecendo na vice-liderança, com 22%.

Campeã do mundo em 2018, na Rússia, e vice em 2022, no Catar, quando perdeu a taça para a Argentina nos pênaltis, a França ocupa a terceira colocação, com 18% das indicações dos torcedores brasileiros.

Carrasca do Brasil nas semifinais de 2014, quando fez 7 a 1, no Mineirão, a Alemanha é a quarta colocada, com o voto de 2% dos entrevistados que torcem para algum clube no Brasil.

Na quinta posição, com 1%, cada, aparecem Espanha, Inglaterra, Itália e Croácia.

Qual é a melhor seleção do mundo, atualmente?

  1. Argentina – 31%
  2. Brasil – 22%
  3. França – 18%
  4. Alemanha – 2%
  5. Croácia, Espanha, Inglaterra e Itália – 1%

De todas as seleções que foram finalistas da Copa do Mundo neste século, apenas a Holanda, vice da Espanha em 2010, na Copa da África do Sul, não recebeu pelo menos 1% dos votos.

Apesar de não ter ido ao Catar, a Itália, campeã do mundo em 2006 e atual detentora do título da Eurocopa, conseguiu 1% dos votos.

Ranking da Fifa

A percepção dos torcedores brasileiros coincide com o Ranking da Fifa, que desde a metade dos anos 1990 classifica as seleções de acordo com o desempenho e teve a última versão publicada em 6 de abril. A liderança é da Argentina, mas a segunda colocação não é do Brasil, e sim da França. A Seleção Brasileira está na terceira colocação.

A Bélgica, que não teve 1% dos votos, ocupa a quarta posição, seguida pela Inglaterra, que é quinta. A Holanda, outra que ficou de fora da lista das oito melhores seleções do mundo na percepção do torcedor brasileiro, é a sexta.

As citadas Croácia e Itália ocupam a sétima e oitava colocações, respectivamente, seguidas por Portugal, que não teve 1% das indicações dos brasileiros, mas está melhor posicionada que a citada Espanha, que fecha o Top-10 do Ranking da Fifa.

Metodologia

A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

Fonte: CNN Brasil