O papa Francisco disse neste domingo (14) que a guerra na Ucrânia distraiu a atenção do problema da fome no mundo e pediu ajuda alimentar urgente para evitar a fome iminente na Somália.

“As pessoas desta região, que já vivem em condições muito precárias, estão agora em perigo mortal por causa da seca”, afirmou o pontífice em seu discurso semanal na Praça de São Pedro, referindo-se ao Chifre da África.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) disse neste mês que pode declarar oficialmente fome em oito regiões da Somália no próximo mês se o gado continuar a morrer, os preços das principais commodities aumentarem ainda mais e a assistência humanitária não chegar aos mais vulneráveis.

Francisco disse aos peregrinos e turistas na praça que queria chamar a atenção “para a grave crise humanitária que atingiu a Somália e algumas áreas de países limítrofes”.

A agência de refugiados da ONU, ACNUR, e o Conselho Norueguês para Refugiados (NRC) disseram na semana passada que cerca de um milhão de pessoas foram deslocadas internamente na Somália desde janeiro.

Agências da ONU pediram mais financiamento para ajudar a evitar a fome na Somália, que é um dos países mais suscetíveis à vulnerabilidade climática.

“Espero que a solidariedade internacional possa responder com eficiência a essa emergência”, disse Francisco. “Infelizmente, a guerra (na Ucrânia) distraiu a atenção e os recursos, mas esses são os objetivos que exigem o máximo compromisso – a luta contra a fome, saúde, educação”.

*Publicado por Daniel Reis

Fonte: CNN Brasil