Quase 50 dias após duelarem na Copa Libertadores, Palmeiras e Atlético-MG se reencontraram no Campeonato Brasileiro e expuseram como vivem momentos diferentes na temporada. No Mineirão, mesmo cheio de desfalques, o time paulista se deu melhor e derrotou o oponente por 1 a 0, em partida válida pela 28ª rodada. Assim, segue firme na busca por mais um título nacional.

Com a vitória, o Palmeiras chegou aos 60 pontos, na primeira posição e com 9 de vantagem para o segundo colocado Fluminense. São, também, 20 pontos a mais do que o Atlético-MG, hoje apenas o sétimo colocado e cada vez mais ameaçado de ficar fora da próxima edição da Libertadores, mesmo com o Brasileirão distribuindo seis vagas no torneio continental.

A distância tão grande entre as fases dos times fez o Palmeiras vencer no Mineirão mesmo sem poder utilizar oito jogadores e tendo que realizar improvisações, como a do zagueiro Luan como volante e a do lateral Mayke como um ponta. Assim, voltou a se superar para passar pelo Atlético-MG, como havia acontecido na Libertadores, quando avançou às semifinais, nos pênaltis, mesmo após ter dois jogadores expulsos.

Dessa vez, porém, o triunfo veio no tempo regulamentar, encerrando uma incrível série de 6 empates no confronto entre Palmeiras e Atlético-MG. E, assim, conquistou uma vitória que ampliou impressionantes séries invictas: são 13 jogos sem perder no Brasileirão e 14 partidas do Palmeiras sem ser batido fora de casa na competição.

É praticamente o oposto do momento vivido pelo Atlético-MG. Conhecido outrora pela sua força em casa, agora soma sete jogos sem vencer como mandante, sendo seis pelo Brasileirão. E a sequência ruim em Belo Horizonte é ainda pior, com oito jogo sem triunfar.

Diante do Palmeiras, o Atlético-MG até fez um bom primeiro tempo, mas pecou demais nas finalizações durante a pressão imposta ao adversário, quando foi liderado por uma boa atuação de Hulk. Mas depois de ser vazado no começo da etapa final, se desarticulou e parou na ótima organização tática do time paulista, que contou com outra importante atuação de Murilo diante da equipe mineira.

Foi assim, também, nas quartas de final da Libertadores, quando o zagueiro fez um gol contra e marcou a favor no empate por 2 a 2 no jogo de ida, depois convertendo a última cobrança na disputa de pênaltis no duelo de volta. Agora, marcou o gol da vitória que deixa o Palmeiras com nove pontos de vantagem a dez rodadas do fim do Brasileirão.

Como foi o jogo

Sem atuar há 11 dias, o Atlético-MG teve a volta de Hulk, livre de lesão e desfalque nos dois compromissos anteriores, como principal novidade da escalação, que também contou com o retorno de Zaracho, poupado diante do Avaí, além das entradas de Mariano e Dodô nas laterais.

Foram, porém, até poucas mudanças em comparação ao Palmeiras. Com oito desfalques, o time paulista foi a campo com três zagueiros – Murilo, Kuscevic e Luan –, e dois laterais-direitos –Marcos Rocha e Mayke, atuando como um ponta. Além disso, o goleiro Marcelo Lomba e o meia Atuesta ganharam rara oportunidade entre os titulares.

E o Atlético-MG soube aproveitar as mudanças e improvisações do Palmeiras para se impor durante quase todo o primeiro tempo no Mineirão. O time apresentou grande volume de jogo e teve várias chances de gol para abrir o placar, mas pecou demais nas finalizações, especialmente com Keno.

Ele chutou com perigo, colocado, aos 14 minutos, da entrada da área, e perdeu duas chances claras, aos 17, em cabeceio, ambas após ser acionado por Hulk, e aos 37, quando a bola quicou no momento da sua finalização, após levantamento de Mariano, em tentativas cara a cara com Marcelo Lomba.

Garçom de Keno por duas vezes, Hulk também teve este próximo de marcar por duas vezes, aos seis minutos, quando parou no goleiro reserva do Palmeiras, e em um disparo colocado aos 24, ao acertar o travessão. E Dodô, outra novidade da escalação atleticana, também ameaçou, aos sete, em chute por cima da meta adversária.

Com dificuldade para fechar os espaços e sair da pressão atleticana, o Palmeiras só conseguiu respirar e crescer na partida no fim da primeira etapa. E depois de conseguir segurar o 0 a 0 mais pelas falhas do adversário nas finalizações do que por sua segurança defensiva, quase foi ao intervalo em vantagem. Por duas vezes, Dudu quase marcou, aos 39 minutos, completando um cruzamento rasteiro de Mayke, para fora, e aos 43, em chute de fora da área que acertou a trave.

Se o Palmeiras tinha dois laterais no seu lado direito em campo, Cuca optou por colocar um segundo ponta pela esquerda do Atlético-MG na volta para o intervalo, com a entrada de Ademir. Não deu certo, mais desorganizando o time do que aumentando a sua força ofensiva.

E foi a equipe paulista que mostrou seu poder de decisão, em uma jogada de bola parada. Logo aos 5 minutos, após escanteio, Scarpa tabelou com Marcos Rocha, chutou sem muita direção, mas encontrou Murilo na marca do pênalti para empurrar a bola para o gol: 1 a 0.

Em desvantagem, restou ao Atlético-MG fazer o que buscou durante todo o primeiro tempo: atacar. E o time quase respondeu na sequência, com um disparo de fora da área aos 7, de Keno, que, aos 13, cruzou para Sasha. Mas ele chegou atrasado e não conseguiu finalizar.

Mas praticamente ficou nisso. Nervoso, o Atlético-MG não conseguiu repetir a mesma produção da etapa inicial e passou a ser controlado pelo Palmeiras, a ponto de o time paulista até ter sido mais perigoso nos contra-ataques, tendo um gol de Breno Lopes anulado por suposta falta de Rafael Navarro em Mariano. Não fez falta para o Palmeiras, líder do Brasileirão e com vitória sobre um Galo em momento muito ruim.

Agenda
Após o confronto desta quarta-feira, o Atlético-MG volta a campo no próximo sábado (1º), novamente, no Mineirão, mas agora diante do segundo colocado Fluminense. Já o líder Palmeiras só atuará pela 29ª rodada do Brasileirão na segunda-feira (3). E será no Rio, no Nilton Santos, contra o Botafogo.

Fonte: CNN Brasil