Em jogo equilibrado, Palmeiras e Flamengo empataram por 1 a 1 no Allianz Parque, na noite deste sábado (8), em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O duelo ficou marcado também por uma confusão entre torcidas e polícia do lado de fora do estádio. O gás de pimenta chegou ao gramado e fez o jogo ser interrompido duas vezes no primeiro tempo.

Com a bola rolando, o Palmeiras abriu o placar aos 24 minutos de jogo, após rebote de uma grande defesa do goleiro Matheus Cunha. Já na etapa final, Arrascaeta, que tinha entrado pouco antes, deixou tudo igual, marcando de cabeça após cruzamento de Everton Ribeiro.

O Palmeiras ficou na quarta posição, com 24 pontos, enquanto o Flamengo subiu para a vice-liderança, com 26 pontos — superando o Grêmio, que enfrenta o líder Botafogo neste domingo, no saldo de gols.

Próximos jogos

Agora, o Palmeiras muda de foco e volta suas atenções para Copa do Brasil, onde busca reverter desvantagem de um gol para o São Paulo, nas quartas de final. O duelo será nesta quinta-feira (13), às 20h (de Brasília), também no Allianz Parque.

O Flamengo, por sua vez, também foca na Copa do Brasil, mas se vê em situação mais vantajosa. O Mengão venceu o Athletico por 2 a 1 no jogo de ida e precisa de um simples empate para ir às semifinais. O jogo será às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (12).

Como foi o jogo

O Palmeiras, como de praxe nos duelos dentro de sua casa, passou os minutos iniciais sufocando o adversário. Defensivamente, Abel Ferreira adiantou a linha de marcação e buscou anular a construção flamenguista em sua origem.

Com pouco mais de um minuto de jogo, com Piquerez, o Verdão recuperou a posse pelo lado esquerdo, em falha individual de Wesley. Na sequência, o lateral palmeirense mirou cruzamento na segunda trave, onde encontrou Arthur, que bateu de coxa e parou em grande defesa de Matheus Dantas.

Pouco depois, a equipe voltou a chegar com perigo. Em belo lançamento, o zagueiro Luan encontrou Rony, em velocidade, nas costas da dupla de zaga adversária. O camisa 10 percorreu campo, ficou cara a cara com Matheus Dantas e parou no goleiro adversário.

Paralisação por gás

O duelo no Allianz Parque foi paralisado por volta dos 15 minutos da primeira etapa. Os jogadores em campo alegaram dificuldade para respirar, efeitos de uma quantidade razoável de gás que invadiu o campo.

Torcedores, jornalistas e comissão técnica também alegaram desconforto no estádio. Não há informação oficial da origem do gás que causou a parada no duelo, não só aos 15 do primeiro tempo, como também dez minutos depois.

A abertura do placar

A postura sufocante do Palmeiras indicava claramente que o gol inicial seria questão de tempo. E ele veio ainda aos 20 minutos do primeiro tempo, em jogada notória da equipe treinada por Abel Ferreira.

Mayke tabelou com Arthur pelo lado direito e foi acionado em profundidade, onde deu belo cruzamento para Rony, livre, que cabeceou e parou em milagre da Matheus Cunha. Na sobra, porém, Dudu trouxe para a perna direita e estufou as redes.

Enérgico por característica, Sampaoli certamente sentiu que precisaria mudar sua equipe para começar a competir com o Palmeiras. Com pouca capacidade de reter a posse de bola, o treinador buscou alterações para mudar de proposta.

Sampaoli troca peças e Fla melhora

Velocistas da equipe, Everton Cebolinha e Luiz Araújo não conseguiram colocar a individualidade em prática. Por isso, Sampaoli trouxe dois armadores do banco de reservas — Everton Ribeiro e De Arrascaeta. A troca reinseriu o time carioca no jogo, que passou a frequentar mais o campo de ataque.

O Palmeiras foi mais acuado no segundo tempo, fruto de um Flamengo que passou a ficar mais com a bola e ocupar o campo de ataque. Nem por isso é possível dizer que o time carioca chegou a dominar o jogo em algum momento.

O time de Jorge Sampaoli muito rodou a bola em frente à área palestrina, mas esbarrou na grande atuação dos zagueiros Luan e Gustavo Gómez, que venceram a maior parte dos duelos contra a artilharia flamenguista.

Arrascaeta empata

O jogo já ganhava uma temperatura morna quando se aproximou dos minutos finais em São Paulo. O Flamengo, que teve muita posse para poucas chances, conseguiu uma estocada pontual para igualar o placar.

Pela direita, Everton Ribeiro fez sua jogada característica e trouxe para o meio, arrastando consigo a marcação alviverde. Com isso, Wesley ficou com o corredor aberto para dar lindo cruzamento, na cabeça de Arrascaeta, que empatou a partida.

Palmeiras 1×1 Flamengo

Palmeiras: Weverton; Mayke, Murilo, Gustavo Gómez, Piquerez; Richard Ríos, Gabriel Menino, Raphael Veiga; Artur (Murilo), Rony e Dudu. Técnico: Abel Ferreira.

Flamengo: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson e Victor Hugo (Bruno Henrique); Luiz Araújo (Everton Ribeiro), Everton Cebolinha (De Arrascaeta) e Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli.

Gols: Dudu (20 min 1ºT), para o Palmeiras; Arrascaeta (35 min 2ºT), para o Flamengo.

Cartões amarelos: Vitor Hugo, Ayrton Lucas e Fabrício Bruno, do Flamengo; Mayke e Richard Ríos, do Palmeiras.

Motivo: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Data: 8 de julho de 2023 (sábado).

Local: Allianz Parque, em São Paulo-SP.

Arbitragem: Ramon Abatti Abel (FIFA), auxiliado por Vitor Hugo Imazu dos Santos e Henrique Neu Ribeiro.

VAR: Rodolpho Toski Marques.

Fonte: CNN Brasil