O pagamento da primeira parcela do ano do Auxílio-Gás e do Auxílio Brasil e o recorde de produção de pré-sal da Petrobras estão entre os destaques do 5 Fatos da manhã de 18 de janeiro de 2022.

Pagamento do Auxílio-Gás

O governo federal começa a pagar nesta terça-feira (18) o Auxílio-Gás. A estimativa é de que 5 milhões de famílias de baixa renda recebam o valor de R$ 52, que deve ajudar na compra do botijão. O pagamento deve sair primeiro para os cadastrados no programa que possuem o final 1 no NIS e famílias com mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência, que possuem prioridade no atendimento.

Primeira parcela do Auxílio Brasil

A primeira parcela de 2022 do programa Auxílio Brasil, que substitui o Bolsa Família, deve ser paga hoje pela Caixa Econômica Federal. Em janeiro, 17,5 milhões de famílias – 3 milhões de beneficiários a mais que em dezembro – devem receber R$ 400. Assim como o Auxílio-Gás, os primeiros contemplados possuem o final 1 no NIS.

Investigação contra a Petrobras

Em entrevista à CNN, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, defendeu a investigação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra a Petrobras pela suposta prática de preços abusivos de combustíveis. Albuquerque também ressaltou que a pasta não interfere na política de preços praticados pela empresa. Os inquéritos foram abertos na última semana.

Recorde no pré-sal

No mesmo dia, a Petrobras anunciou ter batido o recorde anual da produção de pré-sal em 2021. Em comunicado, a estatal afirmou ter alcançado o volume de cerca de 2 milhões de barris de óleo extraídos por dia (boed) – 4% a mais que no ano anterior.

Pagamentos com Pix

Uma pesquisa realizada pela consultoria GMattos revelou que o uso do Pix nas compras online no Brasil triplicou em 2021. A nova modalidade de pagamento, iniciada em novembro de 2020, começou o último ano pouco utilizada no meio virtual, mas chegou em dezembro sendo a preferência de 60% dos consumidores.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Fonte: CNN Brasil