O Pentágono dos Estados Unidos declarou, na noite desta sexta-feira (3), que outro balão espião chinês está atualmente em trânsito na América Latina.

“Estamos vendo relatos de um balão transitando pela América Latina. Agora avaliamos que é outro balão de vigilância chinês”, disse o secretário de imprensa Brig. O general Patrick Ryder revelou a informação em um comunicado à CNN.

Não está claro exatamente onde o balão está na América Latina – mas uma autoridade dos EUA disse à CNN que não parece estar indo para os Estados Unidos.

Primeiro balão

O primeiro suposto balão espião chinês está sobrevoando o território dos Estados Unidos, sob estreita vigilância do Departamento de Defesa, disseram autoridades americanas na quinta-feira (2).

A revelação provocou uma nova onda de tensões entre Pequim e Washington, pouco antes da viagem do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, à China.

O brigadeiro-general Patrick Ryder, porta-voz do Pentágono, disse que o governo dos EUA está rastreando o balão – que tem o tamanho de três ônibus – há vários dias enquanto ele se deslocava pelo norte do país, acrescentando que o objeto “viajou em uma altitude bem acima do tráfego aéreo comercial e não representa uma ameaça física ou militar para as pessoas no solo”.

“Acreditamos com confiança que este balão de vigilância de alta altitude pertence [à República Popular da China]”, disse outro alto funcionário da defesa. “Instâncias dessa atividade foram observadas nos últimos anos, mesmo antes deste governo.”

Por que o balão não foi derrubado?

Autoridades militares de alto escalão aconselharam o presidente dos EUA, Joe Biden, a não derrubá-lo por medo de que os destroços possam representar uma ameaça à segurança das pessoas no solo, disse o oficial de defesa.

“Por que não abatê-lo? Temos que avaliar a relação risco-recompensa”, explicou um alto funcionário da defesa na quinta-feira. “Portanto, a primeira pergunta é: isso representa uma ameaça, uma ameaça física, para as pessoas em território nacional dos Estados Unidos? Nossa avaliação é não. Isso representa uma ameaça para a aviação civil? Nossa avaliação é não. Representa uma ameaça significativamente maior aos serviços de inteligência? Nossa melhor avaliação neste momento é não.”

O funcionário explicou: “Avaliamos o risco de derrubá-lo, e embora a probabilidade de destroços caírem e ferir alguém ou danificar a propriedade seja baixa em uma região pouco povoada área, não valia a pena”.

No entanto, os Estados Unidos estão “tomando medidas para se proteger contra a coleta de informações confidenciais por inteligência estrangeira. Também estamos rastreando as habilidades que o balão pode ter para obter informações e continuamos monitorando o balão”.

Um alto funcionário da defesa disse à CNN que essas medidas incluem a mobilização de recursos, incluindo caças F-22.

Os militares canadenses também estão monitorando o balão, de acordo com um comunicado oficial.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil