A publicação de dois estudos que chegaram à conclusão de que o mercado de frutos do mar de Huanan, na cidade chinesa de Wuhan, foi provavelmente o epicentro do coronavírus, e uma pesquisa da CNN, que apontou que 75% dos democratas não querem Biden para as eleições de 2024, estão ente os destaques desta quarta-feira (27).

Novos estudos apontam que animais vendidos em mercado de Wuhan causaram pandemia de Covid

Em junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que os cientistas continuassem pesquisando todas as possíveis origens da pandemia de Covid-19, incluindo a teoria de um vazamento de laboratório.

Dois estudos recém-publicados adotaram abordagens totalmente diferentes, mas chegaram à mesma conclusão: o mercado de frutos do mar de Huanan em Wuhan, na China, foi provavelmente o epicentro do coronavírus.

Os estudos foram divulgados on-line como pré-prints em fevereiro, mas agora passaram por revisão por pares e foram publicados nesta terça-feira (26) na revista Science.

Pesquisa CNN: 75% dos democratas querem nome além de Biden para eleições de 2024

Nova pesquisa da CNN mostra que 75% dos eleitores democratas e de inclinação democrata dos Estados Unidos querem que o partido indique alguém que não seja o presidente Joe Biden para as eleições de 2024, um aumento acentuado em relação ao início deste ano.

A pesquisa ocorre quando os índices de aprovação de Biden permanecem baixos e a maioria dos americanos está descontente com o estado do país e a economia. A inflação continua alta e um novo relatório divulgado na terça-feira (26) mostra que a confiança do consumidor caiu pelo terceiro mês consecutivo.

Vinte e quatro por cento dos eleitores democratas e de inclinação democrata disseram que querem outro candidato porque acham que Biden não venceria em 2024, acima dos 18% em uma pesquisa realizada em janeiro e fevereiro.

MDB oficializa Simone Tebet como candidata à Presidência nesta quarta-feira (27)

O MDB realiza nesta quarta-feira (27) a convenção para oficializar a candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República. O evento será realizado às 10h, de maneira virtual.

A convenção ocorre diante da pressão de uma ala do MDB para que o partido não lance Tebet ao Planalto e apoie Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na última segunda-feira (25), parlamentares apresentaram uma ação ao Tribunal Superior Eleitoral pedindo que a convenção fosse suspensa, argumentando que ela não poderia ocorrer de forma virtual.

“Quem tem que ouvir melhor não somos nós”, diz Fachin a advogados

Em reunião com um grupo de advogados nesta terça-feira (26), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, fez uma referência indireta às críticas que o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) durante a convenção do PL que confirmou a sua candidatura à reeleição, no domingo (24). Bolsonaro chamou os magistrados de “surdos de capa preta”.

“Quem tem que ouvir melhor não somos nós”, disse Fachin, durante o encontro, segundo o relato de participantes. A CNN conversou com cinco dos onze advogados que estiveram no TSE.

O presidente da Corte Eleitoral não citou, no entanto, o nome do presidente, mas em outro momento da conversa deu mais um recado claro ao mandatário do Palácio do Planalto. “Avisem os tiranetes para tirar sua tirania do caminho que estamos passando com a democracia”, afirmou Fachin aos advogados, garantindo que o resultado das urnas em outubro será soberano.

Itamaraty envia embaixador brasileiro de volta a Kiev

Ministério das Relações Exteriores decidiu enviar de volta a Kiev o embaixador brasileiro na Ucrânia para exercer suas funções in loco na capital ucraniana, quase cinco meses após o enviado ter deixado a cidade devido à invasão russa.

O embaixador Norton de Andrade Mello Rapesta havia deixado a Ucrânia no início de março para trabalhar da Moldávia, país no qual também ocupa o cargo de embaixador.

A decisão fora tomada à época devido à “deterioração das condições de segurança na Ucrânia”, de acordo com o Itamaraty.

O ministério destacou, em nota, que a embaixada do Brasil em Kiev permaneceu aberta desde o início do conflito e que cerca de 250 brasileiros foram atendidos pelo Itamaraty na região, principalmente para emissão de documentos e travessia da fronteira.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Fonte: CNN Brasil