A Organização das Nações Unidas (ONU) adicionou a Rússia a uma lista global de criminosos por matar 136 crianças na Ucrânia em 2022, de acordo com um relatório ao Conselho de Segurança da ONU visto pela Reuters e confirmado à CNN por um diplomata da ONU na quinta-feira (23).

A Reuters citou o relatório da ONU dizendo que as forças russas e grupos afiliados “mutilaram 518 crianças e realizaram 480 ataques a escolas e hospitais ucranianos”.

Os militares da Rússia também usaram 91 crianças como escudos humanos, de acordo com o relatório. A Rússia já havia negado ter alvejado civis.

Virginia Gamba fala durante coletiva de imprensa na sede da ONU em Nova York em 11 de julho de 2022. / Lev Radin/Pacific Press/LightRocket/Getty Images/Arquivo

A ONU também acusou os militares ucranianos de matar 80 crianças, ferir 175 e realizar 212 ataques a escolas e hospitais. A Ucrânia não foi adicionada à lista global de infratores.

O relatório foi escrito por Virginia Gamba, representante especial do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, para crianças e conflitos armados, segundo a Reuters.

No mês passado, Gamba teria visitado a Ucrânia e a Rússia, onde se encontrou com Maria Lvova-Belova, a oficial russa procurada pelo Tribunal Penal Internacional por um suposto esquema para deportar crianças ucranianas para a Rússia.

De acordo com o portal do governo ucraniano Children of War, a invasão em grande escala da Rússia matou 490 crianças e feriu 1.028 em junho de 2023.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil