O número de pessoas infectadas com Covid-19 nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim atingiu o segundo maior número desde o início do evento, após 45 novos casos serem detectados na sexta-feira (4), mas os organizadores dizem que a situação está sob controle e os casos são isolados.

Os casos entre as pessoas que trabalham nas Olimpíadas aumentaram em relação aos 21 no dia anterior, enquanto os casos na bolha que restringe a circulação dos participantes chegaram a 19, em comparação com sete no dia anterior.

Na quarta-feira (2), foi registrado o número diário mais alto na bolha até o momento, com 26, e o número diário total mais elevado, com 55. Os organizadores das Olimpíadas disseram que, embora os casos dentro do ciclo possam continuar aumentando, não há motivo para preocupação.

A bolha criada permite que atletas, oficiais e a mídia se desloquem entre suas acomodações e todas as instalações olímpicas, incluindo o centro de mídia, mas apenas usando um transporte oficial.

No entanto, eles estão proibidos de sair da bolha e circular livremente na cidade, pois a China procura minimizar o risco de visitantes estrangeiros espalharem o coronavírus durante os Jogos.

“Os números [de casos positivos em geral] têm sido diferentes a cada dia”, disse Huang Chun, vice-diretor-geral do escritório de prevenção e controle de pandemias da Olimpíada de Pequim, em entrevista coletiva neste sábado (5).

Ele disse que o número diferente de infecções diárias nos Jogos, que chegou a 55 em 2 de fevereiro e apenas dois em 23 de janeiro, estava relacionado aos horários de chegada dos voos, com alguns testes realizados após a meia-noite.

“Anteontem tivemos quase 20 voos, muitos voos chegando à meia-noite”, disse. “Alguns dos números precisam ser acumulados para o dia seguinte”.

Cada participante deve chegar a Pequim com dois testes de PCR negativos realizados em menos de 96 horas antes de sua partida. Eles são testados no aeroporto de Pequim antes de passarem por uma rigorosa rotina de testes diários durante sua estadia na China.

“Mesmo que o número geral esteja aumentando, está dentro da nossa expectativa”, disse Huang. “Achamos que o número começará a diminuir.”

Até agora, 2.877 atletas desembarcaram em Pequim, com cerca de 2.900 esperados no total. Outras chegadas incluem o pessoal de apoio à equipe, bem como oficiais de esportes, competições e mídia.

Um total de 353 participantes das Olimpíadas testaram positivo em Pequim desde 23 de janeiro, tanto no aeroporto quanto na bolha. Dezenas de atletas testaram positivo, com muitos ainda em isolamento e os Jogos oficialmente em andamento desde sexta-feira.

Os casos mais recentes envolveram dois jogadores suíços de hóquei no gelo que entraram em isolamento, de acordo com a equipe suíça.

“Em geral, achamos que a situação está sob controle. Os casos dentro do circuito fechado não se espalharam e não afetam a concorrência”, disse Huang.

Ao contrário de muitos países que buscam conviver com a Covid-19, a China se isolou com uma política de tolerância zero para a doença, cancelando quase todos os voos internacionais.

Fonte: CNN Brasil