• Ben Tobias
  • Da BBC News
26 julho 2022, 15:01 -03

Atualizado Há 30 minutos

Cosmonautas russos na ISS exibem a bandeira da autodeclarada República Popular de Luhansk

Crédito, Roskosmos

Cosmonautas russos na ISS recentemente exibiram a bandeira da autodeclarada República Popular de Luhansk

A Rússia anunciou nesta terça-feira (26/7) que deixará a Estação Espacial Internacional (ISS) após 2024 e construirá sua própria estação.

O novo chefe da agência espacial russa Roskosmos, Yuri Borisov, disse que a instituição honrará todas as suas obrigações com a ISS até sua saída.

Os EUA e a Rússia, juntamente com outros parceiros, trabalham em conjunto na ISS desde 1998.

Mas as relações entre as duas potências foram abaladas desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. Moscou já havia ameaçado abandonar o projeto anteriormente por conta das sanções aplicadas por países ocidentais desde o início da guerra.

A ISS — um projeto conjunto que envolve cinco agências espaciais — está em órbita ao redor da Terra desde 1998 e tem sido usada para realizar milhares de experimentos científicos.

A estação está aprovada para operar até 2024, mas os EUA querem estender o prazo por mais seis anos com um acordo entre todos os parceiros.

Durante reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, Borisov disse que seu país tomou a decisão de encerrar o projeto após 2024.

“Acho que a esta altura começaremos a montar uma estação orbital russa”, disse Borisov, acrescentando que a nova estação é a prioridade número um de sua agência.

“Bom”, respondeu Putin.

Ainda não ficou claro o que essa decisão significa para o futuro da ISS. Um importante funcionário da Nasa afirmou à agência de notícias Reuters que a agência espacial americana não foi oficialmente informada dos planos da Rússia.

Visão da ISS

Crédito, Reuters

A ISS orbita a Terra desde 1998

A cooperação na ISS entre a Rússia e os EUA parecia estar passando relativamente ilesa pela guerra na Ucrânia, com os dois países assinando um acordo no início deste mês para permitir que cosmonautas russos viajassem para a estação em espaçonaves dos EUA e vice-versa.

O acordo “promoveria o desenvolvimento da cooperação no âmbito do programa da ISS”, disse um comunicado da Roskosmos.

No entanto, a guerra atingiu outras áreas de cooperação entre a Rússia e o Ocidente.

A Agência Espacial Europeia (ESA) encerrou sua colaboração com a Roskosmos para enviar um veículo de exploração a Marte e a Rússia interrompeu os lançamentos de sua espaçonave Soyuz de um centro de lançamentos da ESA na Guiana Francesa.

A União Soviética e a Rússia têm uma longa história de exploração espacial. Realizações como o envio do primeiro homem para o espaço em 1961 continuam sendo uma fonte de orgulho nacional.

Em seu encontro com Putin, o chefe da Roskosmos, Borisov, disse que a nova estação espacial russa fornecerá a Moscou serviços espaciais necessários para a vida moderna, por exemplo, de navegação e transmissão de dados.

2px presentational grey line

Análise de Jonathan Amos, correspondente de Ciência da BBC

Os russos vêm anunciando sua retirada da ISS há algum tempo, mas ainda não está claro o quão séria é essa decisão.

Eles falaram sobre a construção de seu próprio posto avançado — a Estação de Serviço Orbital Russa — mas isso exigiria um compromisso financeiro que o governo russo ainda não demonstrou para as explorações espaciais que já são conduzidas pelo país.

Certamente, os elementos e peças russas que compõem a ISS estão envelhecendo, mas a visão dos engenheiros é que os módulos podem cumprir sua função até 2030.

Se a Rússia sair, não há dúvida de que seria problemático. A estação é projetada de forma a tornar os parceiros dependentes uns dos outros.

O lado americano da ISS fornece a energia; o lado russo fornece a propulsão e evita que a estação caia na Terra.

Se essa capacidade propulsora for retirada, os EUA e seus outros parceiros — Europa, Japão e Canadá — precisarão criar outros meios de impulsionar periodicamente a estação para o alto. É algo que os cargueiros robóticos americanos poderiam fazer.

Imagem de parte da Europa vista da ISS

Crédito, ESA/NASA

Imagem de parte da Europa vista da ISS

Línea

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC