Cartaz do filme da Barbie

Crédito, WARNER BROS

  • Author, Mariko Oi
  • Role, Da BBC News
  • Há 4 horas

O estúdio de cinema Warner Bros no Japão se desculpou depois que uma conta oficial do filme Barbie respondeu na internet a memes do filme com imagens de bombas atômicas.

Algumas imagens mostraram a atriz Margot Robbie, de Barbie, com um penteado de nuvem em forma de cogumelo. A conta oficial do filme da Barbie respondeu: “Este Ken é um estilista”.

Outras imagens de memes que enfureceram os usuários japoneses de mídia social incluem uma mostrando Cillian Murphy, que interpretou Robert Oppenheimer — conhecido como o “pai da bomba atômica”, carregando Margot Robbie em seu ombro por uma cidade em chamas. A conta oficial do filme da Barbie respondeu: “Vai ser um verão para ser lembrado”.

Barbie chegará aos cinemas japoneses em 11 de agosto — cinco dias após o 78º aniversário do ataque a bomba atômica em Hiroshima.

Na internet japonesa, a hashtag #NoBarbenheimer ficou no topo dos trending topics.

Em um comunicado publicado na própria conta da Barbie da Warner Bros no Japão, a empresa disse que era “extremamente lamentável que a conta oficial da sede americana do filme Barbie tenha reagido às postagens nas redes sociais dos fãs de ‘Barbenheimer'”.

A Warner Bros nos EUA não respondeu a um pedido de comentário da BBC.

O Twitter, que recentemente foi renomeado para X, adicionou notas às postagens originais para destacar o contexto histórico dos ataques com bombas atômicas no Japão.

Hiroshima arrasada

Crédito, Getty Images

A cidade de Hiroshima ficou arrasada após explosão de bomba atômica

O número de mortes registradas são estimativas, mas acredita-se que cerca de 140 mil dos 350 mil habitantes de Hiroshima foram mortos na explosão em 6 de agosto de 1945. Pelo menos 74 mil pessoas morreram quando Nagasaki foi bombardeada três dias depois.

A radiação liberada pelas bombas fez com que milhares de pessoas morressem de doenças causadas pela radiação nos anos que se seguiram.

Um usuário de mídia social postou: “Meu avô estava em Hiroshima até alguns dias antes do lançamento da bomba atômica. Entre os que morreram sob aquela nuvem de cogumelo estavam muitas crianças que estavam na idade de brincar com bonecas Barbie”.

Um porta-voz da cidade de Hiroshima disse à BBC que, 78 anos depois, “continuará trabalhando para disseminar o conhecimento e a compreensão do impacto físico e psicológico das bombas nucleares, bem como a esperança dos sobreviventes de uma bomba no desarmamento nuclear”.

A distribuidora de Oppenheimer ainda não anunciou a data de lançamento do filme no Japão.

Fonte: BBC