submarino

Crédito, Reuters

Restos do Titanic estão a 3.800m de profundidade no fundo do Atlântico

  • Author, Gareth Evans
  • Role, BBC News
  • 19 junho 2023, 12:13 -03

    Atualizado Há 1 hora

Um submarino usado para levar turistas até os destroços do Titanic desapareceu no Oceano Atlântico.

A Guarda Costeira de Boston disse à BBC na segunda-feira (19/06) que uma operação para encontrá-lo estava em andamento.

Não está claro quantas pessoas estavam a bordo no momento do desaparecimento, mMas um explorador britânico, Hamish Harding, disse ontem que deveria se juntar à última expedição OceanGate ao Titanic.

Harding escreveu no Facebooke outras plataformas de mídia social que um mergulho estava previsto para domingo, depois que uma equipe partiu da cidade de St John’s, Newfoundland no sábado.

Ele acrescentou que a equipe da embarcação inclui “alguns exploradores lendários, alguns dos quais fizeram mais de 30 mergulhos no RMS Titanic desde a década de 1980”.

Ele acrescentou que esta viagem “provavelmente será a primeira e única missão tripulada ao Titanic” este ano devido às duras condições climáticas.

Pequenos submarinos levam turistas pagantes e especialistas para ver os destroços do Titanic.

A empresa OceanGate, que opera o submarino desaparecido, diz que está “explorando e mobilizando todas as opções” para trazer a tripulação de volta com segurança.

“Todo o nosso foco está nos tripulantes do submersível e suas famílias”, disse a OceanGate em um comunicado.

A nota também diz que a empresa recebeu “extensa assistência” de “várias agências governamentais e empresas de águas profundas” em seus esforços para restabelecer o contato com o submarino.

A empresa cobra US$ 250.000 (R$ 1.194.625) por uma vaga em suas expedições de 8 dias para ver os destroços.

O submarino pode acomodar cinco pessoas, diz a empresa, que geralmente inclui um piloto, três convidados pagantes e o que chama de “especialista em conteúdo”.

Um mergulho completo até o naufrágio, incluindo a descida e a subida, leva oito horas.

Os destroços do Titanic estão 3.800 metros abaixo da superfície no fundo do Atlântico. O local fica a cerca de 600 km da costa de Newfoundland, no Canadá.

O transatlântico, que era o maior navio de sua época, atingiu um iceberg em sua viagem inaugural de Southampton a Nova York em 1912. Dos 2.200 passageiros e tripulantes a bordo, mais de 1.500 morreram.

O Titanic foi extensamente explorado desde que o local do naufrágio foi descoberto em 1985.

Fonte: BBC