A maioria dos passaportes tende a ter um design relativamente uniforme. Eles geralmente são de cor bordô, preto ou azul e podem abranger uma pequena versão do símbolo de uma nação. Mas esse não será o caso dos belgas a partir de 7 de fevereiro – agora o país emitirá passaportes definidos por imagens de seus heróis de quadrinhos, de Tintim aos Smurfs.

Os portadores de passaportes belgas poderão folhear as páginas de seu novo documento e identificar alguns dos personagens fictícios mais amados do país, incluindo Lucky Luke e Blake e Mortimer, ao lado do famoso repórter de Hergé e os Smurfs azuis que há muito são populares entre as crianças ao redor do mundo.

Em um comunicado para a imprensa, a ministra das Relações Exteriores da Bélgica, Sophie Wilmès, disse que o novo passaporte é “ainda mais seguro graças às novas técnicas de segurança e personalização” e acrescentou que será “reconhecível graças ao seu design original, que homenageia uma das joias da nossa cultura: as heroínas e heróis das histórias em quadrinhos.”

Wilmès também descreveu o passaporte belga como “um dos melhores do mundo” e o chamou de “fonte de orgulho” para a nação. Ela também observou que é um “objeto de desejo dos falsificadores”, razão pela qual o ministério trabalha constantemente para melhorar sua segurança.

“A introdução deste novo passaporte é também uma oportunidade para destacarmos a 9ª arte, a banda desenhada, que é um elemento central da nossa cultura e da nossa influência no exterior”, disse Wilmès.

Bélgica foca em valorizar cultura de quadrinhos em novos passaportes / Divulgação / Ministério das Relações Exteriores da Bélgica

A chanceler agradeceu aos “editores, autores e detentores de direitos que aceitaram participar do projeto”. Ela também enfatizou o reforço na qualidade e segurança do passaporte, mas reconheceu que o custo não aumentaria, o que ela chamou de “gesto forte que será custo-benefício para nossos cidadãos”.

Segundo o site oficial de Tintim, por ocasião do lançamento do novo documento, uma exposição temporária sobre a história do passaporte belga estará acessível no Musée de la bande dessinée (Museu de Arte Cômica) até 6 de março.

A maioria das imagens do novo passaporte são retiradas das histórias em quadrinhos clássicas, como “Exploradores na Lua”, de Tintim – publicado pela primeira vez em 1954 – e, segundo o site Tintim, os personagens escolhidos para enfeitar o novo as páginas do passaporte estão ligadas ao tema da viagem.

As aventuras de Tintim o levaram por todo o mundo, dos Estados Unidos a Sydney e até o espaço sideral. Agora, os viajantes belgas serão acompanhados pelo desenho de Hergé junto com as outras figuras de quadrinhos que o país é conhecido por produzir.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil