Mais de 5 milhões de pessoas no sul de Connecticut e no sudeste do estado de Nova York, incluindo a maior parte da cidade de Nova York, estão sob alerta de enchente, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.

Uma tempestade que avança pelo Nordeste dos Estados Unidos ameaça mais de 40 milhões de pessoas com chuvas excessivas e já provocou enchentes que causaram pelo menos quatro mortes na Pensilvânia.

As condições climáticas em Nova York são instáveis, disse a governadora Kathy Hochul, a repórteres neste domingo (16), alertando que o estado pode ter níveis recordes de chuvas. Ela implorou aos residentes para evitar viagens desnecessárias.

“Uma inundação repentina não avisa. Vem literalmente em um flash”, disse Hochul. “E nesses momentos, seu carro pode ir de um lugar seguro para um lugar de morte.”

A energia caiu em cerca de 9.3 mil residências, disse Hochul, observando que os funcionários estão tentando restabelecer a energia.

Os principais aeroportos sofreram atrasos significativos em voos relacionados ao clima no domingo. Todos os voos que atendem aos principais aeroportos da cidade de Nova York e Boston tiveram fluxo reduzido, incluindo o Aeroporto Internacional Boston Logan, o Aeroporto LaGuardia, o Aeroporto Internacional Newark Liberty e o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, de acordo com a Federal Aviation Administration.

O Serviço Nacional de Meteorologia também emitiu um alerta de tornado, incluindo partes do metrô de Nova York no domingo. Grande parte da região recentemente inundada da Nova Inglaterra pode enfrentar chuvas torrenciais.

O serviço meteorológico emitiu uma ameaça de nível 3 de 4 para chuvas excessivas em áreas como Nova York, Boston, Filadélfia e Washington DC.

“Existem mais de 5 milhões sob alerta de enchente, incluindo grande parte de Manhattan. Pode ser um dos maiores números populacionais sob um único aviso que já vi”, disse o meteorologista Brandon Miller.

O Serviço Nacional de Meteorologia alertou que a maioria das mortes por enchentes ocorre em veículos e pediu às pessoas que não tentem dirigir em estradas inundadas.

“O escoamento excessivo de chuvas fortes causará inundações de áreas urbanas, rodovias, ruas e passagens subterrâneas, bem como outras áreas de drenagem e pontos baixos”, disse o serviço meteorológico.

Autoridades procuram crianças desaparecidas após inundações na Pensilvânia

Quatro pessoas foram encontradas mortas devido a inundações na Pensilvânia, disseram autoridades, enquanto procuram três que continuam desaparecidas, incluindo uma menina de dois anos e seu irmão de nove meses.

Funcionários do condado de Bucks, onde as crianças estão desaparecidas, também estão procurando por uma mulher adulta, disse o chefe dos bombeiros de Upper Makefield, Tim Brewer, a repórteres no domingo.

Chuvas intensas inundaram as estradas, pegando muitas pessoas de surpresa no sábado (15) e deixando algumas presas, disse o Departamento de Polícia de Upper Makefield Township em um comunicado.

Os esforços de busca e resgate estão em andamento, observou Brewer.

“Estamos tratando isso como um resgate, mas temos certeza de que estamos em um modo de recuperação neste momento”, disse Brewer no domingo.

A agência de gerenciamento de emergências do estado está monitorando a inundação e coordenando com as equipes de resgate de água no condado de Bucks, na Pensilvânia, disse o governador Josh Shapiro no Twitter.

A agência de gerenciamento de emergência está pedindo aos moradores que verifiquem as condições das estradas antes de viajar.

“Nunca dirija em águas paradas. Meros centímetros de água da enchente podem levá-lo embora em seu veículo”, disse a agência no Twitter.

A agência também alertou que algumas casas podem ficar sem energia.

Durante o último mês, partes do interior da Nova Inglaterra e do Nordeste tiveram de 200% a 300% de sua precipitação média mensal, levando à desastrosa inundação da semana passada em partes de Vermont, Nova York e oeste de Massachusetts.

“Dado que algumas partes do Nordeste contêm solos saturados e sensíveis das fortes chuvas recentes nos últimos 10 dias, esta é uma configuração preparada para produzir inundações repentinas que podem ser significativas nas áreas afetadas”, disse o serviço meteorológico.

EUA: 25 milhões de pessoas estão sob alerta para enchentes

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”CqeVdUIcKb0″

Uma mulher de 35 anos morreu na semana passada quando foi arrastada por uma enchente enquanto tentava deixar sua casa em Orange County, em Nova York.

Autoridades dizem que as inundações causaram prejuízos de dezenas de milhões de dólares.

Hochul disse no domingo que anunciaria financiamento adicional esta semana, principalmente para ajudar os proprietários de casas em Orange County, que foram os mais atingidos.

“Precisamos conversar sobre como podemos tornar o seguro contra inundações mais acessível para os nova-iorquinos”, disse Hochul, acrescentando que eventos climáticos extremos podem muito bem ser o novo normal.

“Os proprietários não estão preparados. Eles não têm dinheiro em seus bolsos e em suas contas bancárias e espera-se que eles mesmos cubram esses custos”.

Vermont enfrentou inundações como não se via desde que o furacão Irene devastou o estado em 2011. As chuvas intensas atingiram ruas e casas, provocando centenas de evacuações e mais de 200 resgates.

O presidente Joe Biden aprovou uma declaração de emergência para Vermont, autorizando a FEMA a transferir os equipamentos e recursos necessários.

Mesmo com a ajuda, “vai levar anos – se não uma década – de recuperação para o estado de Vermont”, disse Jennifer Morrison, comissária de segurança pública do estado.

O aquecimento constante e as mudanças atmosféricas estão “sobrecarregando” os eventos climáticos regulares, tornando-os mais longos e intensos, disse Michael E. Mann, cientista do clima e professor distinto da Universidade da Pensilvânia, à CNN.

Especialistas em clima dizem que é parte de uma “tempestade perfeita” neste verão, levando a inundações mortais em lugares como o Nordeste, enquanto outras partes do mundo – incluindo o sudoeste dos EUA – são queimadas por um calor recorde.

Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

versão original

Fonte: CNN Brasil