Um barco afundou, na madrugada deste sábado (8), com 12 pessoas a bordo na cidade de Bertioga, no litoral de São Paulo.

O Corpo de Bombeiros informou à CNN por telefone que nove tripulantes foram resgatados ilesos. Uma pessoa morreu e outras duas estão desaparecidas. O Grupamento de Bombeiros Marítimo (Gbmar) segue atuando nas buscas.

O Cabo Casagrande, do Gbmar, afirmou à CNN que os ocupantes eram turistas, que fretaram a embarcação para pesca. Eles tinham saído de Bertioga na noite de quinta (6) e retornavam na noite desta sexta (7).

O Cabo ainda acrescentou que, segundo relatos dos resgatados, uma onda forte atingiu o barco e provocou uma rachadura no casco, provocando o naufrágio. Os passageiros não estariam utilizando os coletes salva-vidas e tentaram se agarrar em coletes soltos e coolers de bebida para flutuação.

“Uma das pessoas que estava na embarcação afirmou ter visto um ocupante (seu próprio pai) afundando nas águas do mar. As guarnições do Corpo de Bombeiros que atuaram no local informam que constataram diversos destroços da embarcação sinistrada nas proximidades da área do fato”, informou o Gbmar em nota oficial.

“As características da vítima fatal indicam que pode ser, justamente, o pai de um dos ocupantes que sobreviveu”, acrescentou.

As vítimas socorridas foram levadas ao Pronto Socorro Central da cidade.

A Polícia Militar (PM) relatou que a ocorrência foi registrada às 00h28 deste sábado, na altura do número 650, na avenida Tomé de Souza, próximo ao Mercado Municipal de Pescados de Bertioga.

Naufrágio de barco com 12 turistas deixa 1 morto e 2 desaparecidos em Bertioga
Operações de resgate em Bertioga neste sábado (8) após naufrágio. / Reprodução / Gbmar

O aposentado Junior Filho foi uma das primeiras pessoas a chegar ao local depois do naufrágio. Em entrevista à CNN, ele disse que estava em casa quando recebeu uma ligação de seu filho, Thiago Vidal, que trabalha em hotel em frente à praia no centro de Bertioga.

Thiago contou que um homem saiu do mar e foi pedir ajuda na hospedaria, relatando que a embarcação em que estava afundou.

Pai e filho foram até a praia e entraram no mar para tentar resgatar possíveis vítimas. À CNN, Junior afirmou que eles conseguiram tirar três pessoas da água a nado.

O aposentado explicou que ligou para um amigo dono de uma embarcação, que foi até o local. Juntos, em meio a um “tempo muito feio e condições adversas para navegação”, eles passaram cerca de três horas no mar resgatando as vítimas que encontraram.

Junior e outros pescadores da região relataram à CNN que o barco envolvido no acidente se chama “Lobo do Mar”, e tinha sido fretado por pessoas que não são da região.

CNN localizou os perfis da embarcação no Facebook e Instagram, mas as páginas estão desativadas.

Fonte: CNN Brasil