Antigos murais budistas e estátuas em cavernas ao longo da Rota da Seda da China estão sob “ameaça direta” de chuvas extremas trazidas pelas mudanças climáticas, descobriram pesquisadores.

Datados do século IV, os templos das cavernas de Dunhuang, na província noroeste de Gansu, resistiram a guerras, terremotos, tempestades de areia e vandalismo por mais de um milênio.

Mas agora, a mudança dos padrões climáticos no deserto está causando danos significativos às frágeis pinturas e esculturas das paredes – inclusive na famosa Gruta de Mogao, um Patrimônio Mundial da Unesco, de acordo com um relatório divulgado na segunda-feira pelo Greenpeace.

“Gansu é famosa por suas cavernas e pela arte armazenada dentro delas por séculos”, disse Li Zhao, pesquisador sênior do escritório do Greenpeace no Leste Asiático em Pequim. “O aumento das chuvas no deserto representa um risco agudo. Picos de umidade, inundações repentinas e desmoronamentos já estão acontecendo.”

Nas últimas duas décadas, Gansu viu um aumento na precipitação total, mas uma queda no número de dias chuvosos, resultando em mais episódios de chuvas intensas.

As temperaturas na província também têm subido mais rapidamente do que a média global, de acordo com o relatório. As obras de arte em algumas cavernas, incluindo a Gruta de Mogao, já apresentavam sinais de deterioração. E alguns artefatos podem desaparecer em alguns anos, alertou o relatório.

Autoridades chineses enfrentam dificuldades para preservar murais e estátuas / Reuters

O aumento da umidade acelerou a cristalização e o acúmulo de sal na superfície dos murais, fazendo com que eles lasquem e descasquem.

Vazamentos de água da chuva também erodiram as pinturas, enquanto enchentes e deslizamentos de terra causaram o colapso de algumas cavernas, acrescentou o relatório.

O relatório surge no momento em que a China está realizando sua quarta pesquisa nacional de patrimônio cultural para registrar o estado dos artefatos históricos do país. Mas Li alertou que, quando a pesquisa for concluída, alguns dos preciosos artefatos de Gansu já podem ter desaparecido.

“Enquanto ainda estamos trabalhando para documentar, entender e conservar esses pedaços de nossa história, eles se dissolvem diante de nossos olhos. Esta é uma realidade dolorosa do impacto da mudança climática”, disse Li.

“Os locais que examinamos incluem alguns dos locais de patrimônio cultural mais bem financiados e com melhor equipe na China. Existem centenas de sites menos financiados e menos estudados em toda a China que enfrentam esses mesmos riscos”.

Em outubro de 2021, fortes chuvas e inundações atingiram a província de Shanxi, no norte, causando o colapso do Templo de Jinci e das grutas de Tianlongshan, ambos patrimônios nacionais, informou a mídia estatal chinesa na época.

Um total de 1.783 locais de relíquias culturais foram afetados, de acordo com as autoridades de Shanxi.

Li disse que as autoridades e acadêmicos chineses estão cada vez mais conscientes das ameaças da crise climática aos patrimônios culturais do país. Mas quando se trata de ações concretas – tanto em termos de monitoramento do impacto quanto de medidas de proteção, é apenas o começo, acrescentou.

Ao contrário de Dunhuang, muitos locais históricos carecem de dados de monitoramento de longo prazo para pesquisar os impactos das mudanças climáticas, disse Li. A Dunhuang Academy tem décadas de dados sobre temperatura, umidade e velocidade do vento dentro e fora das cavernas, graças aos seus projetos de cooperação internacional que começaram na década de 1960, acrescentou.

“Os dados podem pintar uma imagem clara sobre os impactos das mudanças ambientais nas relíquias culturais. Mas em muitos outros lugares, o trabalho de monitoramento apenas começou nos últimos anos”, disse Li.

(Com colaboração de Mengcheng Zhang e Candice Zhu)

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil