• Vitor Tavares
  • Da BBC News Brasil em São Paulo

Há 54 minutos

Imagem mostra Gal Costa e guitarrista Victor Biglione

Crédito, Reprodução

Vídeo do duelo de Gal Costa contra guitarra é viralizou nas redes sociais

Um duelo de uma voz com um instrumento musical: de um lado, Gal Costa e as impressionantes notas que alcançava; do outro, a desafiante guitarra nas mãos de Victor Biglione.

Após o anúncio da morte da cantora, o vídeo que registra a impressionante “batalha” na música Meu Nome é Gal voltou (mais uma vez) a ser compartilhado por milhares de fãs nas redes sociais.

“O que aconteceu foi algo muito marcante para mim. Eu vou na última nota da guitarra, e ela acompanha”, lembra Biglione, emocionado, em entrevista à BBC News Brasil.

“Não tenho nem condições de voltar a assistir ao vídeo agora, seria uma morte para mim. Perder a Gal é como perder minha mãe, meu pai”.

O vídeo em questão foi gravado em janeiro de 1981, no Teatro Fênix, no Rio, numa série de programas especiais na TV Globo chamada “Grandes Nomes”.

Biglione lembra que o número exibido na TV já fazia parte do show do disco Gal Tropical, na hora da performance de Meu Nome é Gal.

A inspiração, diz ele, veio da banda de rock britânica Led Zeppelin. “Foi muito natural a gente reproduzir o que faziam Jimmy Page [guitarra] e Robert Plant [vocal]”

Imagem de Gal no show "Mina d'Água do Meu Canto", com repertório formado sobre a obra musical de Chico e Caetano

Crédito, Divulgação

Gal Costa morreu aos 77 anos, em São Paulo

Na época da gravação, Gal Gosta já era uma das grandes cantoras do Brasil e havia ganhado seu terceiro Disco de Ouro, com o LP Aquarela do Brasil, no qual gravou músicas de Ary Barroso e que teve Victor Biglione na equipe.

O guitarrista lembra das parcerias da época com Gal como uma “oportunidade” a um então jovem artista de 22 anos.

“Ela era melhor pessoa do mundo, uma das artistas mais importantes do Brasil. Eu devo minha vida inteira a Gal, a minha casa eu devo a ela”, conclui, chorando, Biglione.

Fonte: BBC