O ex-pugilista Éder Jofre morreu, aos 86 anos, na madrugada deste domingo (2) em São Paulo. A informação foi confirmada à CNN por familiares da lenda do boxe nacional.

Conhecido pelo apelido “Galo de Ouro”, Jofre estava internado desde 4 de março por causa de um quadro de pneumonia. A causa da morte não foi revelada.

Ele também sofria de encefalopatia traumática crônica, degeneração progressiva de células cerebrais causada por lesões na cabeça.

Considerado o maior boxeador peso galo brasileiro da história, Jofre foi tricampeão mundial dos pesos galo e pena entre os anos 1960 e 1970, e integrou o “Hall da Fama” do boxe, localizado em Canastota, nos Estados Unidos, em 1992.

Em 2021, entrou para o Hall da Fama da Costa Oeste (WCBHOF), em Los Angeles. Jofre é o único brasileiro em ambos os espaços honorários.

O ex-pugilista também participou da política nacional: em 1982, foi eleito vereador de São Paulo pelo PDS e, em 1989, se filiou ao PSDB. Jofre seguiu carreira na vereança até 2000 e foi autor de 25 leis.

Fonte: CNN Brasil