No Brasil, o período monárquico durou de 1822, ano em que foi declarada nossa Independência, e data que completou duzentos anos na última quarta-feira (7), até 1889, quando foi proclamada a República.

Essa etapa da história brasileira é dividida em três partes: o Primeiro Reinado, quando o país foi governado por Dom Pedro I e que durou até ele abdicar do trono em favor do filho, Dom Pedro II, em 1931.

Como à época Dom Pedro II tinha apenas cinco anos, instituiu-se o regime da regência até que ele pudesse assumir. A era foi marcada por revoltas regionais como a Cabanagem, a Balaiada e a Guerra dos Farrapos.

E durou até 1840, quando ocorreu o chamado “golpe da maioridade”, que declarou o príncipe regente apto a assumir o trono do império com apenas 14 anos incompletos.

Ao segundo imperador caberia comandar o país durante todo o período final da monarquia no Brasil. D. Pedro II foi o chefe de Estado que permaneceu no poder por mais tempo no país.

O início de seu reinado se caracterizou pela luta por estabilidade interna e a reorganização política do país com a instauração do parlamentarismo em 1847 como forma de governo.

Apesar do nome, Dom Pedro II concentrava todos os poderes para si, tendo controle absoluto da Assembleia e podendo demitir todo o ministério, dissolver a Câmara ou convocar novas eleições.

Seu prestigiou se desgastou ao longo do tempo após episódios como a Guerra do Paraguai e o fim da escravidão, que fez com que os produtores de café retirassem o apoio ao imperador e ao seu regime.

Assim, em 15 de novembro de 1889, vem o golpe que derruba a Monarquia e instaura a República.

E, em 1993, mais de cem anos após o fim do período monárquico, e pouco tempo após o fim da Ditadura Militar, ocorreu um plebiscito para determinar se o país deveria ter uma forma de governo republicana ou monarquista.

A opção pela República venceu com 86,6% dos votos. Os cidadãos também tiveram de responder se preferiam o regime presidencialista ou o parlamentarista, com o presidencialismo obtendo 69.2% dos votos.

Fonte: CNN Brasil