Uma comitiva de ministros do governo pousou em Roraima nesta segunda-feira (1º) para acompanhar o caso do ataque a tiros aos indígenas Yanomami no sábado (29).

O grupo, que conta com as ministras Nísia Trindade (Saúde), Marina Silva (Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas), se reunirá com autoridades do estado para debater ações de combate aos garimpeiros ilegais na região. A comitiva participará de uma coletiva de imprensa, às 17h30 (horário de Brasília), na capital Boa Vista.

Também participam da comitiva representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), além de Forças Armadas e Polícia Federal (PF).

No sábado (29), três vítimas foram baleados por supostos garimpeiros. Um homem morreu e outros dois estão em estado grave, segundo a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

Pelas redes sociais, a ministra se pronunciou. “Com muito pesar soubemos do ataque a tiros de garimpeiros contra 3 indígenas Yanomami, 1 veio a óbito e os outros 2 estão sob atendimento em estado grave. Uma comitiva interministerial está a caminho de Roraima para reforçar ainda mais as ações de desintrusão dos criminosos”, escreveu Guajajara.

Mais tarde, o MJSP divulgou nota informando que a pasta será representada pelo o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, o Diretor da Força Nacional, coronel Fernando Alencar e o Diretor de Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire. “Duas equipes da Polícia Federal já estão na comunidade indígena, onde ouviram testemunhas e realizaram perícias”, informa a nota.

Ainda segundo o ministério, “outras diligências seguem em andamento para identificar e prender os autores de crimes, enquanto as ações de desintrusão dos invasores das terras indígenas continuam no âmbito da Operação Libertação”.

Ataque

As três vítimas foram baleadas por garimpeiros ilegais que atuam na região, informou o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami.

A Secretaria de Saúde de Roraima informou que os dois indígenas que sobreviveram ao ataque chegaram ao Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista, “estáveis, em ar ambiente, lúcidos e conversando”. A pasta esclarece que eles estão com ferimentos no abdômen e serão operados pela equipe de cirurgia geral da unidade.

A ministra também disse que o MPI solicitou reforço do Ministério da Justiça para investigação da Polícia Federal sobre este caso, que ficará a cargo da Superintendência da Polícia Federal no estado com apoio da Diretoria de Amazônia e Meio Ambiente, em Brasília.

Por meio de nota, a PF informa que já “ouviu testemunhas, realizou perícia de local de crime e aguarda a elaboração dos respectivos laudos e relatórios para prosseguimento das investigações”. De acordo com a PF, outras diligências ‘seguem em andamento para a identificar, localizar e prender os autores dos crimes”.

(Publicado por Gustavo Zanfer, com informações de Elijonas Maia)

Fonte: CNN Brasil