Na busca por apoio para o governo, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, foi à casa do líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), na tarde desta quarta-feira (14). O partido pressiona o governo a trocar o comando do Ministério do Turismo o mais rápido possível.

O encontro ocorre depois de o governo adiar a demissão da atual ministra, Daniela Carneiro, em nome de uma saída honrosa, e terminar irritando os pretensos aliados do União Brasil.

Hoje, o partido possui cerca de 60 deputados, mas o governo tem deixado de contar com o voto de pelo menos 20% da bancada, o que complica o resultado das votações.

Ao ministro, Nascimento reafirmou que a bancada quer a nomeação do deputado federal Celso Sabino (União-PA) ao Turismo. O líder do União Brasil enfatizou que somente a mudança no comando da pasta pode ter efeito na articulação política do Planalto com a bancada.

Apesar da agenda desta quarta-feira, o líder do União Brasil e o ministro palaciano mal conversam. No início do governo, Elmar Nascimento chegou a ser cotado para o Ministério do Desenvolvimento Regional, mas um comentário negativo do deputado sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “azedou” a indicação.

Dirigentes petistas teriam comunicado a Lula que circulava em grupos de WhatsApp do governo de transição um áudio no qual Nascimento, antes do segundo turno, afirmava que só “tem condenado ou ex-presidiário” no entorno de Lula.

O próprio Rui Costa é apontado como um dos petistas que se manifestou contra a escolha de Elmar Nascimento para ministro depois disso.

Fonte: CNN Brasil