Militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que aparecem nas imagens de 8 de janeiro divulgadas com exclusividade pela CNN, prestam depoimento à Polícia Federal (PF) neste domingo (23).

CNN verificou que dois dos nove militares que devem falar já chegaram à sede da PF, em Brasília.

Eles entraram pela portaria da garagem, onde se apresentaram e tiveram a identificação checada por oficiais da PF.

Informações sobre horário e nomes das pessoas a serem ouvidas não foram divulgadas.

A analista da CNN Basília Rodrigues informou que os militares estão sendo ouvidos na condição de testemunhas, mas poderão passar a ser investigados caso os trabalhos da PF apontem para a responsabilidade desses agentes nos atos criminosos de 8 de janeiro, por exemplo, em caso de omissão.

Parte desses militares já eram investigados do ponto de vista administrativo em uma sindicância interna do GSI, agora, há a possibilidade de serem investigados criminalmente.

Na sexta-feira (21), os investigadores que apuram o caso ouviram o ex-ministro do GSI, general Marco Edson Gonçalves Dias.

Na ocasião, o general disse que não teve responsabilidade sobre os crimes que ocorreram durante o ataque aos Três Poderes. Ele também afirmou que não foi omisso e que agiu para impedir os atos.

O depoimento durou cerca de quatro horas e meia e ele partiu sem falar com a imprensa. Gonçalves Dias se mostrou disposto a colaborar com as investigações. (Leia íntegra)

Neste sábado (22), por meio do Twitter, o ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli, informou que cumpriu a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para tornarem públicas todas as gravações das câmeras de segurança do Palácio do Planalto no dia dos atos criminosos.

CNN repudia insinuações sobre reportagem e libera íntegra de conteúdo

CNN repudiou as insinuações do ex-ministro Gonçalves Dias sobre a reportagem que o levou à saída do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Diante das declarações do general, a CNN informa que a íntegra das imagens que envolvem o ex-ministro e os criminosos que invadiram o Palácio do Planalto está disponível em todas as suas plataformas (assista abaixo).

Assista abaixo:

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

 (Publicado por Léo Lopes, com informações de Rudá Moreira e Basília Rodrigues)

Fonte: CNN Brasil