Começa nesta terça-feira (25) o julgamento que irá decidir se o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump cometeu difamação na acusação de estupro da ex-colunista da revista Elle, E. Jean Carroll.

O professor Carlos Gustavo Poggio, do Berea College, concedeu entrevista à CNN nesta terça, e avaliou as consequências jurídicas e políticas para Trump após o julgamento.

Carlos avaliou que é improvável que o ex-presidente seja preso neste processo de difamação. No entanto, mesmo que isso aconteça, não impediria uma eventual candidatura à eleição.

“Neste processo, em particular, não há muita chance dele [Donald Trump] ser preso, porque não é um processo do ponto de vista penal. Mas, no sistema americano, não há nenhum impedimento a um candidato por questões de problemas na Justiça. Trump poderia ser candidato de dentro da cadeia”, disse.

“O único requisito para você ser candidato a presidente nos EUA é aqueles que estão na Constituição: ter ao menos 35 anos, ter nascido nos Estados Unidos e vivido nos EUA por ao menos 14 anos”, completou.

O professor Carlos Poggio avaliou também que as acusações não possuem um impacto politicamente relevante para o ex-presidente, mas que, no quesito nacional, Trump é um candidato “relativamente fraco”.

“Trump tem sido acusado de diversos crimes, mas, entre os apoiadores do Trump, que são um número substancial, isso não tem mudado muito. Então, do ponto de vista do impacto polítco ao Donald Trump, a resposta é nenhum impacto. A opinião em torno do Trump já está muito cristalizada”.

“O grande problema pro Trump são as eleições gerais, não apenas dentro do Partido Republicano. Pesquisas indicam que ele tem dificuldades. Trump é um candidato, do ponto de vista nacional, relativamente fraco. É o candidato dos sonhos do Partido Democrata, é simples vencer o Trump. Qualquer outro republicano traria mais problemas pro Joe Biden“.

Fonte: CNN Brasil