A pandemia de Covid-19 fez com que o Hotel Leopolis em Lviv, na Ucrânia, fechasse por dois meses em 2020. Desde então, e pouco mais de um ano após a invasão da Rússia, o Leopolis continua aberto para negócios sem interrupção.

A direção do hotel decidiu até mesmo dar continuidade a uma reforma iniciada em 2019, concluindo-a no verão de 2022, momento em que choviam ataques aéreos sobre a cidade.

“Tivemos que interromper a reforma por alguns meses, mas, depois de discutir com os proprietários, decidimos continuá-la para estar pronta quando a guerra terminar”, diz a gerente geral Kateryna Matiushchenko.

Esse otimismo não é infundado. Mesmo durante a guerra, a taxa de ocupação dos 70 quartos do Leopolis geralmente supera a ocupação registrada durante grande parte da época da pandemia de Covid-19.

“Janeiro e fevereiro de 2023 não foram tão ruins”, diz Matiushchenko. “Melhor do que planejávamos, dada a constante ameaça de ataques maciços e cortes de eletricidade”.

Desde a sua inauguração em 2007, o Leopolis tem sido um hotel popular. Centralmente localizado na Cidade Velha de Lviv, patrocina o Leopolis Jazz Fest anualmente e é o favorito dos participantes do Lviv Book Forum, o maior festival de literatura da Ucrânia, bem como dos viajantes a negócios.

O hotel continua a ser popular, mas por razões diferentes. E parece que, embora muitos aspectos da vida na Ucrânia tenham parado por causa do conflito, na parte ocidental do país, a infraestrutura turística, incluindo hotéis, parece estar prosperando. Até as estações de esqui da Ucrânia têm recebido muitos visitantes.

Igor Gut, um visitante frequente que vem de Kiev, costumava se hospedar no Leopolis para o Jazz Fest e para viagens de negócios antes da guerra. Ele ainda está visitando regularmente até hoje.

“Eles têm muitos lugares diferentes para reuniões de negócios e talvez tenham os melhores serviços de conferência em Lviv”, diz ele. “O quarto e o serviço eram importantes naquela época”.

Gut se hospeda a negócios, mas também para se reunir com sua esposa e filho que estão na Croácia. Ele também gosta da segurança de suas paredes grossas. Gut e a hóspede finlandesa, Hanna Karttunen, uma dançarina que, com o marido, é voluntária na Ucrânia, compartilham a sensação de segurança dada pelo abrigo antiaéreo no Leopolis.

Abrigo subterrâneo

Embora todos os hotéis ucranianos em funcionamento tenham abrigos hoje em dia, a maioria está em garagens convertidas ou porões há muito não utilizados. No Leopolis fica em um antigo salão de charutos que, em 2018, foi convertido em espaço privativo para eventos (já que é proibido fumar no hotel) e também abriga uma pequena academia.

“Já estive em abrigos com as crianças da escola de dança, onde cheira a mofo e todos tentam manter o bom humor”, diz Karttunen. “Eu sei que este abrigo no Leopolis é para onde irei da próxima vez, mesmo que esteja no estúdio de dança [próximo], porque era tão lindo”.

Gut, que mora ao norte de Kiev, às vezes também se hospeda no Radisson Blu, em Kiev. Ele agora prefere ficar em hotéis, pois eles oferecem uma oportunidade de socializar.

“Você sempre tem alguém com quem beber”, diz ele.

Para dizer a verdade, agora tento estar mais num hotel do que em casa porque em casa estou sozinho. O hotel dá algum apoio psicológico porque sempre tem companhia

Igor Gut, hóspede regular do hotel em Lviv

Os visitantes vêm à área de estação de esqui ucraniana de Bukovel por outros motivos. Localizados nas montanhas dos Cárpatos, os resorts costumavam ficar cheios de visitantes internacionais, muitos da Arábia Saudita e países próximos devido a requisitos de visto mais flexíveis.

“Quando você entrava no resort em 2021, era como se estivesse em Dubai”, diz Oleksii Voloshyn, CEO do Edem Hotel Group, que inclui o HAY Boutique Hotel & Spa da Edem Family em Bukovel e o Edem Resort, de 80 quartos, em Lviv.

“Os hotéis conseguiam tarifas altas e os hóspedes ficavam satisfeitos com o serviço, a comida e a hospitalidade. Em 2022, nenhum deles veio porque não havia voos”.

Os resorts Edem são espaços de bem-estar especializados em programas médicos/antienvelhecimento, bem como desintoxicação e relaxamento. Antes da guerra, 30% de seus hóspedes chegavam de locais internacionais. Agora, 100% dos hóspedes são ucranianos.

Os hóspedes do Edem em Bukovel e Lviv vêm para escapar da guerra, mesmo que apenas por alguns dias.

De acordo com autoridades ucranianas, Teatro de Mariupol estava sendo usado como abrigo para civis / Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Mariupol

“Os ucranianos precisam refrescar a alma e o corpo para continuar lutando novamente. Todo mundo é um lutador agora em frentes diferentes”, diz Voloshyn, que também é vice-presidente da Associação Ucraniana de Hotéis e Hospedagem.

O grupo Edem tinha planos de abrir um terceiro resort em Kiev em maio de 2022, mas, como Kiev foi duramente atingida no início da guerra e de forma intermitente ao longo do ano passado, a abertura foi adiada. O hotel já está completo e os planos são de abrir neste verão.

Reuniões de família

Um novo segmento na indústria hoteleira ucraniana é a reunificação. Famílias que moram em diferentes cidades do país – ou mesmo em outros países – passam o tempo juntas em resorts nas montanhas dos Cárpatos ou em outros hotéis no oeste da Ucrânia.

A chave para a sobrevivência do mercado de turismo ucraniano parece ser a flexibilidade.

Enquanto os hotéis transformavam os estacionamentos e salões existentes em abrigos antiaéreos, o Escritório de Turismo de Lviv tornou-se um centro de mídia para a mídia estrangeira, diz a diretora, Khrystyna Lebed. “Quase 3 mil representantes da mídia estrangeira foram registrados [em 2022]”.

Pessoas deslocadas internamente que tiveram que se mudar devido à guerra também estão usando hotéis. Com as cidades ucranianas ocidentais geralmente mais seguras, muitos fugiram para Lviv. Lá, a indústria da hospitalidade acolheu e acomodou aqueles que fugiam.

De acordo com Lebed, na maioria das vezes, as agências de viagens ucranianas não tinham trabalho até o verão passado, quando elas começaram a organizar acampamentos infantis nas regiões de Lviv e Zakarpattya e no exterior.

Quanto aos guias turísticos locais, compreensivelmente, “a procura de visitas guiadas caiu significativamente. Mais tarde, excursões foram organizadas com mais regularidade para deslocados internos que precisavam de recuperação emocional e queriam aprender mais sobre a cidade. Os passeios pela cidade também ajudaram essas pessoas com a logística”.

Teatro da Ópera em Odessa, Ucrânia
Teatro da Ópera em Odessa, Ucrânia, é protegido por barreiras improvisadas / Reprodução/CNN

Muitos museus também estão abertos e se adaptando. “Apesar da ausência de muitas exposições, os museus têm novas exposições, como a [da artista] Maria Prymachenko”, diz Lebed. “Para muitas pessoas, [visitar museus] é uma espécie de terapia. Há também uma demanda crescente por conscientização sobre a Ucrânia e sua história”.

Além de manter a indústria do turismo funcionando e pagar funcionários, como todos no país, eles estão usando sua experiência e recursos para ajudar na batalha.

A indústria hoteleira de Lviv forneceu comida e acomodação para os deslocados pela guerra. Os hotéis forneceram acomodações e refeições gratuitas para deslocados internos, abrigos de emergência confortáveis em hotéis e espaços para centros de voluntários. Os restaurantes dos hotéis também prepararam e entregaram alimentos para abrigos, centros de voluntariado e para as forças de defesa do território.

Os museus têm desempenhado um papel importante na preservação da história e da cultura ucraniana. Segundo Lebed, os mais afastados dos combates “começaram a ajudar os museus na linha de frente. Os museus foram forçados a responder rapidamente à ameaça potencial e começaram a preservar exibições valiosas, escondendo-as em coleções e transportando-as para longe”.

Conexões fortes

Como seus hotéis são resorts médicos, o Edem Family Hotel Group usa suas instalações para ajudar soldados feridos em batalha. Depois de receberem alta do hospital, alguns são levados para a propriedade de Edem, em Lviv, para continuar sua reabilitação física e mental.

Por meio do Edem Golf Club, o resort desenvolveu um programa de parceria entre profissionais de golfe e médicos para trabalhar com soldados feridos. Também oferece ioga e outros programas de reabilitação prescritos pelo pessoal médico da equipe.

A guerra é ainda mais pessoal para alguns que trabalham na hospitalidade. Muitos perderam casas, empregos e familiares.

Ao falar sobre alguns membros da equipe, o CEO da Edem, Voloshyn, fica visivelmente emocionado. “Perdemos um garçom do restaurante. Ele era um soldado e foi morto lá. E temos um rapaz [do departamento de alimentos e bebidas] que está desaparecido. Ele também era um soldado”.

Ministério da Cultura ucraniano estava em processo de reconhecimento do borscht como parte do “patrimônio cultural imaterial” do país / Oksana Parafeniuk para The Washington Post via Getty Images

Ele acrescenta: “Com todos os nossos homens que estão na guerra, mantemos conexões muito fortes. Nós os escrevemos, enviamos mensagens, parabenizamos em vídeo, compramos coisas de que precisam e nos comunicamos com suas famílias”.

Embora as circunstâncias estejam longe de favorecer o crescimento da indústria do turismo, o Escritório de Turismo de Lviv diz que está fazendo o possível para encontrar novos mercados, fortalecer a indústria e ajudar os ucranianos a celebrar seu país.

Todo mês de setembro, a Ucrânia celebra o Dia do Turismo.

Lebed diz que a conveniência de marcar a ocasião foi debatida, mas eventualmente foi tomada a decisão de convidar representantes culturais de cidades sob ocupação militar russa a Lviv para falar sobre cultura, tradições e culinária.

“E foi uma ideia fantástica! Toda a Ucrânia reunida em um só lugar. Ouvimos os sons do Mar de Azov, provamos a baklava da Crimeia e aprendemos a vestir um lenço de cabeça no estilo de Kharkiv. Foi um dia fantástico! Conseguimos viajar pela Ucrânia enquanto estávamos em Lviv”.

Olhando para o futuro, a indústria do turismo ucraniana tem grandes esperanças. Assim que os voos estiverem operando, os especialistas em turismo esperam que os viajantes de negócios, militares e de construção cheguem primeiro.

Quando os viajantes a lazer retornarem, certamente haverá uma quantidade substancial do turismo sombrio, geralmente definido como visitas a locais de tragédias como guerra, genocídio ou outros eventos trágicos. Quem trabalha com turismo na Ucrânia aceita isso.

Voloshyn o compara a Babyn Yar, um memorial em Kiev que marca o local do maior massacre pelos nazistas no que hoje é a Ucrânia. “É assim que esses lugares devem se tornar. Um lugar que não deve ser esquecido e que serve de exemplo para nunca mais se fazer”.

Muitos na indústria acreditam que a curiosidade levará as pessoas a visitar, pois já conhecem algumas das cidades e a geografia do país. Os ucranianos dizem que estão ansiosos pelo dia em que poderão mostrar suas belas áreas naturais nas montanhas dos Cárpatos, sua saborosa gastronomia e a cultura que tanto lutaram para preservar.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil