O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse durante a participação no programa “Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira (2), que o mercado já espera em uma queda de 0,75 pontos percentuais na taxa básica de juros – que hoje está em 13,75%.

A divulgação da decisão do Comitê de Políticas Monetárias (Copom), divulga nesta quarta-feira a decisão do patamar da taxa de juros. Economistas consultados pela CNN estão divergentes em relação à porcentagem do corte. Alguns dizem que será de 0,25 pontos percentuais, e outros acreditam numa queda de 0,5% pontos.

“Nós estamos fazendo uma gestão enorme para que a taxa Selic caia, porque a taxa hoje a 13,75% é a maior do mundo em termos reais. Ou seja, a taxa acima da inflação projetada para o ano que vem está em mais de 10%. Então, nós temos um espaço aí para a queda da taxa básica e quando cai a taxa básica de juros — o que certamente vai começar a acontecer hoje — você vai ter um perspectiva de diminuição do juro futuro, o que implica que as empresas vão começar a captar mais barato e ao final isso vai acabar chegando no consumidor”, diz Haddad.

Fonte: CNN Brasil