O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles comemorou a queda do dólar frente ao real nesta segunda-feira (19) e disse que acreditar que a reaproximação dele do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ter influenciado no movimento. “Penso que a queda do dólar é devido ao que o mercado conhece sobre a minha carreira, decorrente disso”, afirmou à CNN.

No entanto, ao ser questionado sobre novas reuniões com o ex-presidente Lula para debater uma possível participação em caso de vitória do petista nas eleições de outubro, Meirelles desconversou.

“Ainda não tem nada combinado, não agendei conversas com o ex-presidente”, declarou o ex-presidente do Banco Central. A reportagem apurou, porém, que os dois devem voltar a se encontrar na próxima semana. Nesta segunda, Henrique Meirelles declarou apoio a Lula, em evento que contou ainda com a presença de outros presidenciáveis. O endosso foi comemorado pelo mercado financeiro, o que teria colaborado para o dólar fechar a R$ 5,1647, com queda de -1,79%.

Nas redes sociais, Meirelles também justificou o apoio à candidatura de Lula à Presidência da República. “Na minha opinião, o que interessa à população é emprego, renda e melhor padrão de vida. E mostrar quem faz, quem realiza. Eu acredito em fatos. Eu olho e vejo os resultados. Isso me fez participar hoje do evento de apoio ao Lula com tranquilidade”, afirmou.

Meirelles foi presidente do Banco Central no governo Lula e ministro da Fazenda no governo de Michel Temer (MDB). Em 2018, então filiado ao MDB, foi candidato à Presidência da República. Atualmente, está filiado ao União Brasil.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

Galeria — As fotos dos candidatos que irão aparecer nas urnas

Fonte: CNN Brasil