Direito de imagemGetty ImagesImage caption Apesar do método ter identificado oito tipos diferentes de câncer em 70% dos pacientes testados, ainda há dúvida se exame é capaz de detectar a doença em estágio inicial Cientistas dizem que estão mais perto de criar um exame de sangue universal, capaz de identificar todos os tipos de câncer.

Estudo conduzido com 1.005 pacientes por uma equipe da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, testou um método que detecta oito tipos de proteínas e 16 mutações genéticas comuns em quem já foi diagnosticado com a doença.
O teste foi capaz de identificar oito tipos de câncer e foi considerado bem-sucedido em 70% casos.

Como selfie de amigas publicada no Facebook ajudou polícia a desvendar assassinatoA história do caminhoneiro que se assumiu crossdresser e roda o Brasil de salto altoEspecialistas no Reino Unido classificaram os resultados como “extremamente animadores”. Mas ainda há dúvidas se é possível detectar um câncer em estado inicial com esse tipo de exame de sangue.
Tumores normalmente liberam vestígios minúsculos do DNA alterado na corrente sanguínea. O exame, chamado de “Cancerseek” (“procura do câncer”, em tradução livre), foi capaz de identificar as alterações na maioria dos pacientes que tinham sido diagnosticados com a doença no ovário, fígado, estômago, pâncreas, cólon, pulmão, esôfago e na mama, mas que não sofriam de metástase.

Fonte: BBC